LOMBADA para resgatar tradições

27 de Julho de 2019

A aldeia de Palácios recebe, durante todo o fim-de-semana, o LOMBADA – Festival de Música e Tradição. Um evento cultural que procura recordar os trajes tradicionais, a música, as danças, as atividades agrícolas, o convívio, a gastronomia e a animação de outros tempos, naquele que é o festival de maior longevidade no distrito.

Organizado pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios, com o apoio do Município de Bragança, o LOMBADA teve como destaque, além dos diversos momentos musicais, o Ciclo de Colheita dos Cereais, que visou recordar a tradição da ceifa (segada) e da malha manual dos cereais, durante a manhã de sábado, onde mais de 100 curiosos tiveram a oportunidade de experienciar a forma de trabalhar de outros tempos, numa recriação histórica pormenorizada (tanto nos trajes, como nos cantares e utensílios). Além disso, os participantes foram, também, convidados a participar em workshops em fornos tradicionais de fabrico artesanal de pão.

Durante a tarde, decorreu, ainda, o Workshop de Cuscos (ou couscous transmontanos) que deu a conhecer mais sobre a história da tradição alimentar cuja candidatura para inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em curso.