Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Feira Internacional do Norte 2019

Img 43 pano 1 720 1000
14 de Outubro de 2019

Outono rima boa gastronomia e produtos endógenos de qualidade. Outono rima com Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que, este ano, comemora 18 anos.

Apresentado à comunicação social, no dia 14 de outubro, o evento, que decorre de 31 de outubro a 3 de novembro, é já um dos mais afamados certames da região de Trás-os-Montes e conta, em 2019, com um programa rico e interventivo no que à valorização do património cinegético e endógeno de Bragança diz respeito. Para atingir esse objetivo, o Município de Bragança delineou um programa intensivo e aprofundado nas matérias da Caça, da Pesca e da Castanha, contando, para isso, com o envolvimento de mais de 50 entidades (tanto locais, como outras de cariz nacional e internacional).

Desde logo, a Final dos Campeonatos Nacionais de Santo Huberto, considerada como a “prova rainha da caça”, e Tiro aos Pratos da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses, os Concursos Nacionais de “Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana (Branca e Preta e “da Cabra Preta de Montesinho”, Provas de Caça Prática, Demonstrações de Pesca, Montaria ao Javali, Largada de Perdizes e Faisões, Convívio de Pesca de Margem, Provas de Santo Huberto e a Exposição de Fauna Viva de Espécies Cinegéticas.

Numa ótica de valorização do património natural e cinegético, a Feira Internacional do Norte dedica o dia inaugural (31 de outubro), ao debate e ao pensamento sobre as três maiores temáticas do certame, com o XII Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha (14h00) e com o Seminário Norcaça/Norpesca (21h30), que abordará temas como “A Prevenção da Peste Suína Africana e a Gestão da Caça Maior na Região Transmontana” (Caça) e “Zonas de Pesca Lúdica do NE de Portugal: da Experiência Adquirida aos Desafios Futuros” (Pesca).

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, afirma que “a caça, a pesca e a castanha são produtos muito importantes para Bragança. De notar que somos responsáveis por 85% da produção nacional de castanha, da qual 70 a 80% destina-se a mercados externos. É um produto que representa um valor económico de 100 milhões de euros para a região. Somos a Capital da Castanha e esta iniciativa tem como objetivo promover, a nível nacional e internacional, não só este recurso tão valioso, mas também a caça e a pesca, dois setores com dimensão considerável na nossa economia”.

Atividades para todos
Porém, nem só de Caça, Pesca e Castanha vive a Feira Internacional do Norte, com atividades para toda a família. São exemplo, o Passeio Micológico e Demonstrações Gastronómicas.

Para os mais novos, as brincadeiras também não faltam, com o Espaço de Animação Infantil, um lugar cheio de atividades para as crianças e vigilância permanente. Outra atração que promete encher o Nerba de gargalhadas e sorrisos é o “Ouriço de Contos” (2 de novembro, sábado), numa sessão de leitura de histórias para os mais novos.
Além disso, a 18.ª Feira Internacional do Norte tem um programa completo e com iniciativas diversificadas. De destacar a tradicional Passagem de Modelos, os Concursos de Quadras Populares de S. Martinho, Pintura, Fotografia, os Concursos da Castanha da Terra Fria e Doces de Castanha e a demonstração de apanha mecânica da castanha. Haverá, também, uma Exposição de Elementos Escultóricos, executados por IPSS’s, IEFP e alunos dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho e da Escola Superior de Educação do IPB).

Os visitantes poderão, também, visitar a Exposição e Demonstrações de Cetraria, o Espaço de Educação Ambiental, a Exposição de Máquinas Agrícolas, a Praça da Restauração e a Zona Lounge.

Domingo de Natureza e Desporto
O dia de encerramento desta 18.ª Feira Internacional do Norte propõe uma série de atividades desportivas, como a Maratona Ibérica da Castanha, a maior prova de ciclismo BTT da região transmontana, e a Gincana de Tratores Agrícolas.

Semana Gastronómica – Caça, Pesca & Castanha
Já a partir do dia 25 de outubro e até dia 3 de novembro, decorre a Semana Gastronómica com o apoio de 18 restaurantes locais.

A 18.ª Feira Internacional do Norte - Norcaça, Norpesca e Norcastanha é promovida pelo Município de Bragança, NERBA-Associação Empresarial do Distrito de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, BRIPESCA, Federação das Associações de Caçadores da 1ª. Região Cinegética (FACIRC), Confraria Ibérica da Castanha, Clube de Caça e Pesca de Bragança e Júlio de Carvalho.
O certame conta, também com a colaboração das seguintes entidades: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; Instituto de Emprego e Formação Profissional de Bragança; Guarda Nacional Republicana de Bragança; Polícia de Segurança Pública de Bragança; Bombeiros Voluntários de Bragança; Corane; Fundação Rei Afonso Henriques; Associações de Caça de Outeiro; Rebordainhos e Parada; União das Freguesias de Parada e Faílde; União das Freguesias de Rebordainhos e Pombares; Juntas de Freguesia de Carragosa, Donai, Espinhosela, Gondesende, Outeiro e Parâmio; Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal; Agrupamento de Escolas Emídio Garcia; Agrupamento de Escolas Miguel Torga; Escola Superior de Educação de Bragança; Associação Sócio-Cultural de Deficientes de Trás-os-Montes; Associação de Pais e Amigos do Diminuído Inteletual; Obra Kolping; Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda; Santa Casa da Misericórdia de Bragança; Resíduos do Nordeste; EIM; Agrupamento de CNE – Agrupamento de Escuteiros XVIII; Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança; Associação dos Amigos do Campo Redondo; Associação Velo Clube de Bragança; Ayuntamiento de Puebla de Sanabria; Club Desportivo El Pinar; Associação Team Giant; Associação Enzonas; Centro Ciência Viva de Bragança; Nordeste Automóvel Clube; Associação TT Sem Limites; Auto-Clube do Nordeste; Motocruzeiro de Bragança; Exército Português; Conservatório de Música e Dança de Bragança; Escola dos Gaiteiros e Tocadores da Lombada; Caretos de Grijó de Parada, Salsas, Parada e Pinela; INI – Inovação de Interiores.

Registo Fotográfico

Programa

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU