I Prémio Literário da Lusofonia Professor Doutor Adriano Moreira

18 de Outubro de 2019

António Trabulo foi o grande vencedor do I Prémio Literário da Lusofonia Professor Doutor Adriano Moreira, entregue no dia 18 de outubro, no Teatro Municipal de Bragança.

Nesta primeira edição, que homenageia um dos mais ilustres transmontanos e um dos mais respeitados e admirados na comunidade científica nacional e internacional, foram rececionados 45 trabalhos, dos quais 35 de Portugal, nove do Brasil e um de Espanha.

“O I Prémio Literário da Lusofonia Professor Doutor Adriano Moreira surge com a finalidade de promover a produção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da lusofonia, valorizar as relações culturais entre instituições culturais de países de língua oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra de autores que cultivam a diversidade dos valores culturais e identitários dos povos da Lusofonia”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, que recordou a aposta do Município de Bragança na promoção da cultura.

“Além da regular edição de obras, vamos avançar com a construção do Museu da Língua Portuguesa que será único no País. Um equipamento que já suscitou o interesse de diversas Academias e entidades um pouco por todo o mundo”, realçou.

António Trabulo nasceu em Almendra (Vila Nova de Foz Côa) e é neurocirurgião aposentado. Publicou o seu primeiro livro de ficção em 2002.

Presentes na cerimónia estiveram, também, o Professor Adriano Moreira, o Presidente do Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira, António Jorge Nunes, e o Presidente do Júri do Prémio Literário da Lusofonia, Manuel Braga da Cruz.