Bragança nomeado para “Prémio Municípios do Ano”

Destaqie 1 720 1000
25 de Outubro de 2019

O Município de Bragança foi nomeado, através do Parque de Ciência e Tecnologia - Brigantia Ecopark, para os Prémios Municípios do Ano - Portugal 2019, na categoria Norte com mais de 20 mil habitantes.

O concurso, que vai já na sexta edição, acolheu, este ano, 51 candidaturas e visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende, também, colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano - Portugal 2019 realiza-se no próximo dia 15 de novembro, às 15h45, em Arouca, e é organizada pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e pelo Município de Arouca.

O Município de Bragança tem sido distinguido em diversas áreas, como o galardão Graphis Awards, em Nova York, para as publicações “Carta Gastronómica” e “Bragança, Das Origens à Revolução de 1820”, a 7.ª Maravilha aldeias de Portugal, Rio de Onor, mais recentemente, a 7.ª Maravilha doces de Portugal - Mel Biológico de Montesinho e, agora, a nomeação para o concurso Prémios Municípios do Ano - Portugal 2019.

O Parque de Ciência e Tecnologia - Brigantia Ecopark, enquanto espaço de ciência e tecnologia para apoio a empresas consolidadas e a empresas incubadas, de base tecnológica, foi criado com o objetivo de promover uma Cultura de Inovação e de Competitividade na região de Trás-os-Montes. Possui, ainda, espaços laboratoriais para apoio à investigação, desenvolvimento e inovação e desenvolve a sua atividade em quatro áreas temáticas: a Energia, o Ambiente, a Eco Construção e Eco Produtos.