Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

A música tradicional em destaque no encerramento da MASCARARTE – IX Bienal da Máscara

Dest 740x410 1 720 1000
05 de Dezembro de 2019

A inauguração da exposição “Gaitas-de-fole do Noroeste da Península Ibérica”, dos etnomusicólogos galegos Pablo Carpintero e Rosa Sánchez, e um concerto pedagógico sobre a evolução do instrumento em Portugal e Espanha marcaram a sessão de encerramento da MASCARARTE – IX Bienal da Máscara, no dia 5 de dezembro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

“Esta exposição marca o final de um evento importantíssimo para a região, que valoriza os rituais de solstício de inverno, um património ímpar e riquíssimo não apenas para Bragança, mas também para toda a Península Ibérica”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, fazendo “um balanço muito positivo da 9.ª edição da MASCARARTE”.

A exposição contém instrumentos musicais relacionados com a gaita de fole, em particular, e a música tradicional, no geral, pertencentes à coleção privada de Pablo Carpintero e Rosa Sánchez. Estes dois músicos e investigadores galegos têm calcorreado, há mais de 30 anos, o noroeste da Península Ibérica à procura de dados sobre os instrumentos musicais tradicionais. Nesta procura, os etnomusicólogos gravaram mais de 600 horas de músicas e entrevistas, onde se destacam os repertórios de 165 gaiteiros tradicionais. Na sua demanda, Pablo e Rosa adquiriram, também, uma importante coleção de instrumentos antigos.

Enquanto artesão, Pablo Carpintero especializou-se na construção de réplicas de instrumentos antigos, reproduzindo exemplares únicos e importantes no relato da história musical transfronteiriça, nomeadamente Portugal, Galiza, Zamora e Astúrias.

A exposição estará presente na Sala Luís de Camões, do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, até ao dia 5 de fevereiro de 2020.

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU