Passar para o Conteúdo Principal

Morte, Diabo & Censura

Comunicacao   diabo  morte e censura 01 1 720 1000
26 Fevereiro 2020

No dia 26 de fevereiro (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, “a Morte, o Diabo e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.

"A Morte, o Diabo e a Censura" são as personagens celebrantes da Quarta-feira de Cinzas de Bragança: atuam na zona histórica da cidade com a finalidade de castigar as mulheres, chamando a atenção do povo em geral para a necessidade de fazer penitência, neste primeiro dia da Quaresma. No passado, os gestos e atitudes executados por estas personagens assumiam proporções verdadeiramente aterradoras.

Apesar disso, a Quarta-feira de Cinzas em Bragança continua a ser um dia divertido. Formam-se várias equipas de personagens, que percorrem as ruas da zona histórica da cidade. Vão armadas com os seus endereços simbólicos: gadanhas, tridentes e chicotes. Com isso, "castigam" as raparigas e as mulheres.

Recuando até há poucos anos, sabe-se que as raparigas se refugiavam em casa. Saindo à janela, elas gritavam-lhes, num gesto de provocação: “tens popori de vir aqui!”. Espicaçados por estas palavras, trepavam as personagens às varandas e janelas (o que ainda hoje pode acontecer), com o recurso a escadas, e entravam nas casas a fim de castigar as jovens provocadoras e atrevidas."

* Uma atividade inserida no Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos

Comunicação - Diabo, Morte e Censura-03

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU