- Serviços e Informações
- Logística e Mobilidade
- Mobilidade
- Mobilidade Suave
- Rede de ciclovias
Rede de ciclovias
Mais de 22 quilómetros para desfrutar da cidade em bicicleta
Atualmente, Bragança usufrui de uma rede ciclável com 6 quilómetros, com acessos aos principais espaços de interesse público da cidade, como o centro histórico, as escolas, serviços e pólos económicos. Até 2021, essa rede contará com mais 22 quilómetros, com investimentos do Município comparticipados com fundos comunitários.
As ciclovias existentes e aquelas que se encontram em execução ou fase de projeto, resultarão numa rede ciclável segura e confortável com 22 quilómetros, incluindo o melhoramento dos passeios associados (mais de 34 quilómetros, o equivalente a 51.000 m2) e, ainda, a introdução de soluções smart, como passadeiras e abrigos inteligentes, interfaces dinâmicos e digitais, promovendo a mobilidade universal. Esta rede visa, também, garantir uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis.
A cidade dispõe, também, de um sistema de partilha de bicicletas – as Xispas. Tratam-se de 20 bicicletas elétricas, permitindo a deslocação, de brigantinos, estudantes e turistas, através de um modo de mobilidade suave, seguro e amigo do ambiente.
Outro projeto de relevo é a Ecopista do Tua - Troço de Bragança que procura promover a valorização turística da Linha do Tua, tendo em vista a sua afirmação como elemento estruturante da visitação turística do interior norte. Para isso, será criada uma ecopista ciclável e pedonal no canal da Linha do Tua, dotando-a tanto de todas as condições de segurança, comodidade e conforto, bem como de todos os suportes direcionais, informativos e elementos de mobiliário urbano necessários à sua plena fruição por parte dos turistas, incluindo a requalificação das pontes e túneis ao longo do traçado. Serão também reabilitadas e valorizadas as estações e apeadeiros, promovendo a sua reconversão para albergues de apoio à visitação e fruição da Ecopista do Tua.
Estas medidas inserem-se num Plano para a Mobilidade Sustentável definido pelo Município de Bragança, que visa dotar a cidade com boas condições para o fomento da mobilidade urbana sustentável, incentivando o uso de modos suaves de transporte, tais como a bicicleta.