- Serviços e Informações
- Logística e Mobilidade
- Mobilidade
- Viaturas elétricas
Viaturas elétricas
A pensar no ambiente e na sustentabilidade...
... no serviço público.
“Gastamos 1 euro para percorrer 200 quilómetros. Sem gastos de manutenção, como nos veículos convencionais.”
As novas viaturas amigas do ambiente, as quais substituem os veículos convencionais da frota do Município de Bragança, são utilizadas em serviços de limpeza urbana, manutenção de jardins e apoio a outras tarefas urbanas ambientais. Esta renovação da frota do Município está integrada nas políticas e estratégias de Bragança Eco Cidade implementadas nos últimos anos, com vista à promoção da sustentabilidade dos meios afetos aos serviços urbanos ambientais, levando à redução de consumos, das emissões de gases com efeito de estufa, de partículas nocivas para a qualidade do ar e do ruído em meio urbano, resultando, consequentemente, na diminuição de custos diretos e indiretos.
A título de exemplo, com a introdução de dois novos autocarros 100% elétricos, o Município de Bragança passa a ter 50% das linhas de transportes urbanos totalmente elétricas. Uma medida que permite a poupança anual de 27 550 euros e a redução de 58 toneladas na emissão de CO2. Além da vertente ecológica e amiga do ambiente, os novos veículos podem transportar bicicletas e podem ser utilizados por todos os cidadãos, em geral, existindo, para isso, uma rampa de acesso para cadeira de rodas.
Além dos novos autocarros elétricos, 45% dos veículos do serviço de manutenção urbana municipal são elétricos.
... no lazer.
A pensar no turismo e no prazer de desfrutar a natureza através uma de experiência inovadora de mobilidade elétrica e amiga do ambiente, o Município de Bragança disponibiliza o programa Moveletur, um projeto transfronteiriço onde o turismo se alia à mobilidade sustentável. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento do turismo de uma forma sustentável para os espaços naturais protegidos, para que estes possam ser geradores de emprego e de crescimento económico, sem que os seus valores naturais sejam ameaçados.
Ao todo são disponibilizadas 20 bicicletas todo-o-terreno elétricas, dotadas com sistema de georreferenciação (com diferentes tamanhos, de modo a poderem ser utilizadas por toda a família) e três viaturas elétricas (tuk-tuk). Uma forma para os turistas visitarem e explorarem, de forma ecológica, sustentável e gratuita, para rotas definidas, que incluem pontos de interesse naturais e patrimoniais dos territórios de Rio de Onor, do Parque Natural de Montesinho e do Centro Histórico de Bragança.
... no dia a dia.
Com o objetivo de incentivar a mobilidade elétrica e tendo por base as dificuldades da atual rede nacional de postos elétricos, o Município de Bragança efetuou um considerável investimento na instalação de novos pontos de carregamentos elétricos.
No total, são 20 os pontos de carregamento de veículos elétricos disponíveis na cidade. A juntar aos oito, já existentes, da rede MOBI.E/3,7 kw, o Município de Bragança instalou, ainda, sete pontos com a potência de 22kw, para utilização pública e gratuita durante duas horas, e cinco pontos de carregamento privados (três com potência de 22kw e dois de 100 kw).
Bragança integra, já, uma plataforma digital europeia (https://www.electromaps.com/pt), onde constam informações sobre todos os pontos de carregamentos, nomeadamente a localização e estado dos pontos (https://www.electromaps.com/pt).