-
Serviços e Informações
-
Notícias
- 33.º Aniversário da ascensão de Izeda a Vila
33.º Aniversário da ascensão de Izeda a Vila


























Izeda celebrou, esta tarde, os 33 anos da sua elevação à categoria a Vila.
“Esta é uma data muito feliz para todos os residentes e amigos de Izeda, onde celebramos não só a sua ascensão a Vila, mas também reconhecemos e valorizamos a obra de muitos daqueles que, no passado e no presente, elevam o nome desta freguesia e do próprio concelho de Bragança”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão solene comemorativa, onde o acompanhou, além do Presidente da União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Rui Simão, o executivo municipal e executivo da freguesia.
As comemorações tiveram início no quartel dos Bombeiros Voluntários de Izeda, numa Cerimónia de Distinções Honoríficas a diversos membros do efetivo, em reconhecimento pela dedicação e altruísmo demonstrados a favor da instituição e da população. O Presidente da Câmara Municipal, que marcou presença na cerimónia, informou que “esta corporação contará, muito brevemente, com uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP)”. “O Município sabe que a situação dos Bombeiros não é fácil. O Executivo Municipal entende o papel dos Bombeiros Voluntários de Izeda como essencial para a região, e por isso lutou, juntamente com os izedenses, para que Izeda pudesse contar, a curto prazo, com esta valência, de modo a resolver problemas que surgem e que de outra forma não seriam resolvidos”, afirmou.
Depois, em frente à sede da Junta de Freguesia, realizou-se a cerimónia de hastear de bandeiras. O momento foi abrilhantado com o hino nacional, executado pela Banda de Música de Izeda, que, em dia de festa, estreou um novo fardamento, financiado pelo Município de Bragança.
Seguiu-se a Sessão Solene, à qual se sucedeu uma homenagem a Raúl Morais, antigo Presidente da Junta de Freguesia e figura incontornável da história da Vila. A homenagem tratou-se de um mural de arte urbana, elaborado no âmbito do SM’ARTE – Festival de Street Arte do Município de Bragança, instalado junto ao Centro Cultural, com um retrato de Raúl Morais.
Foi, ainda, inaugurada a 1.ª fase das obras de reabilitação da antiga Escola Primária de Izeda, onde, além do telhado e da zona envolvente, foi aberta ao público uma nova infraestrutura da Vila – o Ginásio Amílcar Maurício. Um espaço para promoção da saúde e bem-estar da população, equipado com equipamentos de musculação e de manutenção física. Este equipamento recebeu o nome de uma figura ilustre da terra e grande impulsionador do associativismo em Izeda, tendo a placa informativa sido descerrada pelo filho.
As comemorações culminaram com a atuação de um grupo de crianças da vila, seguida de um jantar convívio.