Foi apresentada oficialmente, hoje, no Quartel de Bombeiros de Izeda, a nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP) de Izeda para os próximos três anos.
Constituída por cinco elementos, a EIP de Izeda resulta de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda e o Município de Bragança que, de 1 de outubro de 2023 até 30 de setembro de 2026, vai apoiar com o montante global de 116 633 euros, relativo a despesas de funcionamento.
“Esta segunda EIP, aqui nos Bombeiros Voluntários de Izeda, surge no seguimento de uma vontade das entidades, de forma particular da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda e também da disponibilidade do Município de Bragança em solicitar uma segunda equipa de intervenção permanente. Esta é uma equipa tripartida em termos de protocolo, desde logo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Câmara Municipal, que suporta 50% do valor e que ajuda as corporações a ficarem mais capacitadas”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a cerimónia de apresentação da EIP de Izeda.
Recorde-se que, além do montante atribuído à EIP de Izeda, o Município de Bragança apoia a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda com 157 mil euros, mediante celebração de protocolo anual.
A constituição das EIP garante prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens