Amílcar Lopes, que aos 20 anos emigrou para o Brasil, onde alcançou o sucesso como empresário, apoiou a execução de algumas obras em São Pedro de Sarracenos, nomeadamente a requalificação da Igreja, entre outras.
Em gesto de homenagem, a população decidiu dedicar ao benfeitor um largo, onde se ergue o seu busto, que foi inaugurado em cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, com o Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Sarracenos, António Sá, à qual se associaram familiares de Amílcar Lopes, presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho e autarcas, bem como população em número bastante significativo.
Seguiu-se a inauguração das obras de ampliação do Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Sarracenos, que representam um investimento de cerca de 400 mil euros, cofinanciado em 50 por cento pelo Programa Operacional Potencial Humano – POPH, e que contou com o apoio de cerca de 50 mil euros da Câmara Municipal de Bragança.
“Esta é uma obra necessária no quadro da rede social, que servirá as populações da freguesia e das localidades vizinhas e é um claro exemplo de uma boa gestão e de empenho”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
Com esta intervenção, o equipamento passa a dispor de mais seis quartos, a acrescentar aos 24 já existentes, tendo sido, ainda, ampliados alguns dos espaços já existentes, como a cozinha, a enfermaria, a lavandaria e o refeitório.
“Estas obras vêm de encontro a algumas necessidades dos nossos utentes e da própria instituição”, acrescentou o Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Sarracenos e Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Sarracenos, António Sá.
Veja o vídeo:

