Regressada ao Centro Histórico, depois de 10 anos em zonas mais recentes da Cidade, a Feira das Cantarinhas, que se realizou de 2 a 4 de maio, foi um sucesso, atraindo milhares de pessoas de todo o País e, também, de Espanha.
Regressada ao Centro Histórico, depois de dez anos em zonas mais recentes da Cidade, a Feira das Cantarinhas, que se realizou de 2 a 4 de maio, foi um verdadeiro sucesso, que atraiu milhares de pessoas, oriundas de todo o País e, também, de Espanha.
A decisão do Executivo Municipal, em fazer regressar esta secular feira ao Centro Histórico, contribuiu para a dinamização dos estabelecimentos comerciais, sobretudo o comércio tradicional, equipamentos culturais, bem como toda a zona histórica, bem patente na elevada afluência diária de pessoas.
Este ano, foi oferecido, ainda, a todos os cidadãos um vasto e diversificado programa de animação que animou, dia e noite, quem visitava a Feira do Artesanato e a Feira das Cantarinhas.
Assim, logo no primeiro dia da XXVIII Feira do Artesanato (30 de abril), atuaram, no Coreto do Jardim Dr. António José de Almeida, o Grupo Jubilato, da Universidade Sénior Rotary Bragança, a Bribanda – Banda Filarmónica de Bragança e o Grupo Johnny’s Grace. Já no dia 1 de maio, foi a vez da Orquestra de Guitarras e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e de Dança de Bragança, da Tôna Runa - Tuna Feminina Universitária de Bragança e do Duo Marisa & Leo animarem o segundo dia da Feira do Artesanato.
No dia em que a Feira das Cantarinhas regressou ao Centro Histórico (2 de maio), a animação ficou por conta da Rauss & Tuna’s e do Fadista Telmo Pires. Já na Avenida Sá Carneiro, realizou-se, à noite, a 15.ª Milha das Cantarinhas, que reuniu cerca de 300 atletas, amadores e profissionais, oriundos de todo o País.
No dia 3 de maio, o Recinto de Promoção e Valorização de Raças Autóctones acolheu uma Achega de Touros, organizada pela Associação de Achegas de Touros da Terra Fria, à qual acorreram centenas de pessoas apreciadoras desta tradição tão conhecida na região de Bragança.
A tradição “andou” também pelas ruas de Bragança, com a arruada dos Gaiteiros da Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios. À noite, o Teatro Municipal de Bragança acolheu o Festival Rauss & Tuna’s, enquanto que a música do Grupo Lacre (que atuou a partir do Coreto do Jardim Dr. António José de Almeida) envolveu quem visitava a Feira do Artesanato e a Feira das Cantarinhas.
No último dia dos certames, a transmissão em direto, a partir da Praça Camões, do programa Somos Portugal: Festa das Cantarinhas, da TVI, resultou numa verdadeira enchente na zona histórica da Cidade de Bragança. Em simultâneo, o Grupo SKA atuava no Coreto do Jardim Dr. António José de Almeida.
No próximo dia 11 de maio, realiza-se, ainda no decorrer da tradicional Feira das Cantarinhas, a II Rota das Cantarinhas e o Percurso Pedestre Enzonas – Rota das Cantarinhas 2014.
Recorde-se que a XXVIII Feira do Artesanato, que se realizou de 30 de abril a 4 de maio, no Jardim Dr. António José de Almeida, e a Feira das Cantarinhas (de 2 a 4 de maio) se estendeu pela Avenida General Humberto Delgado, na Avenida João da Cruz, na Rua Almirante Reis, na Rua da República, na Rua Alexandre Herculano, na Rua Combatentes da Grande Guerra e na Praça da Sé, foram organizadas pela Câmara Municipal de Bragança e pela ACISB.
Veja o vídeo:

