Bragança prepara-se para viver a magia do Natal. Entre 29 de novembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, o centro histórico da cidade transforma-se novamente em “Bragança. Terra Natal e de Sonhos”, um dos maiores e mais emblemáticos eventos natalícios do norte de Portugal.
A comemorar a 11.ª edição, o evento conta com uma programação pensada para todas as idades, prometendo mais de um mês de animação, música, gelo, luz, sabores e surpresas, reafirmando o seu estatuto como referência na região e destino de eleição para milhares de visitantes, sobretudo vindos de Espanha.
A apresentação à imprensa aconteceu a 17 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Bragança.
O epicentro da magia: Praça Camões
![]()
A Praça Camões volta a ser o coração pulsante da “Terra Natal e de Sonhos”, acolhendo a maior pista de gelo natural das Terras de Trás-os-Montes, incorporada numa estrutura coberta com 350 m², acompanhada de uma funtrack que garantirá diversão para todas as idades.
Ao lado, a Casa do Pai Natal será ponto de paragem obrigatória para os mais pequenos, que poderão entregar pessoalmente as suas cartas ao “simpático velhinho vindo da Lapónia”.
Regressa, também, a Rampa de Gelo Natural, um escorrega de 40 metros, com promessas de adrenalina para miúdos e graúdos.
Durante todo o evento haverá os tradicionais atrativos, como a mini-roda, o carrossel, o comboio infantil, os concertos, o mercadinho de Natal e as célebres tasquinhas, com chocolate quente e outras iguarias típicas da época.
Tudo começa com a “Chegada do Pai Natal”
![]()
O arranque do evento acontece a 29 de novembro (sábado), às 16h45, com a chegada triunfal do Pai Natal à Praça Professor Cavaleiro de Ferreira, onde se iniciará um desfile natalício pelas ruas do centro histórico. Acompanhado por duendes, anjos, esquimós, ice girls e o inseparável boneco de neve, o desfile culminará na inauguração oficial da iluminação de Natal do centro histórico, às 17h45, na Praça da Sé. Quanto à restante iluminação natalícia, nas diferentes artérias da cidade, estará ligada a partir de 21 de novembro.
Um programa com música, oficinas e solidariedade
![]()
O programa da 11.ª edição combina atividades culturais, oficinas criativas e iniciativas solidárias, com destaque para:
- Concertos com alunos, professores e famílias do Conservatório de Música e Dança de Bragança;
- Atuação das Bandas de Música de Pinela, de Izeda e da Filarmónica de Bragança;
- Workshops gratuitos de flores, arranjos e doces de Natal, no Mercado Municipal;
- A tradicional Banca de Natal, o Presépio ao Vivo (dinamizado pela APADI), e o Advento (dinamizado pelos Jovens dos Convívios Fraternos), na Praça da Sé;
- O Trail Urbano Noturno Solidário, o Desfile de Clássicos Solidário e a CãoMinhada Solidária, com fins de apoio social;
- O “Conta-me um Conto no Natal”, a “Oficina dos Duendes” e as atividades científicas “A Ciência vai à Festa”, pensadas para o público infantil, na Biblioteca Municipal, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e no Centro Ciência Viva, respetivamente.
Consulte as datas, horários e programação completa em: https://turismo.cm-braganca.pt/
Uma passagem de ano memorável
![]()
Em Bragança, a Passagem de Ano será de festa na Praça da Sé, com a DJ Sara Santini, o DJ Dilcio e muitas surpresas.
A animação está garantida de 31 de dezembro para 01 de janeiro, entre as 23h00 e as 02h30, no coração da cidade.
Em Bragança, arte, ciência e fotografia também são Natal
![]()
“Bragança. Terra Natal e de Sonhos” estende-se aos espaços culturais da cidade. O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais inaugura duas exposições — “Anjos do Apocalipse”, de Graça Morais, a 13 de dezembro, e “Os Dedos, Rebentos de Soja”, de José Loureiro, a 20 de dezembro, enquanto o Centro de Fotografia Georges Dussaud acolhe “A Terra e os Camponeses - Trás-os-Montes na Década de 80”, de Georges Dussaud, e “Macrofotografia”, de Ángel Pèrez Gòmez.
No Museu Ibérico da Máscara e do Traje poderá ser visitada a mostra “As Máscaras da Torre de Dona Chama pela mão de Adérito Teixeira”. Já o Centro Ciência Viva de Bragança convida a explorar o espaço “Matemática 365”, com entrada livre no espaço dedicado à atividade.
Recordamos também as exposições permanentes de outros espaços da cidade, como o Museu Ferroviário e o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita.
Novidade: Comboio de Natal
![]()
Durante o evento, de segunda a sexta-feira, o “Comboio de Natal” da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo parte da Avenida João da Cruz, às 18h00 e 19h00, conduzindo os visitantes pelas ruas iluminadas até à “Terra Natal e de Sonhos”.
Uma época para partilhar e sonhar juntos
![]()
Mais do que um evento, “Bragança. Terra Natal e de Sonhos” pretende ser uma experiência que convida todos a viverem a magia do Natal em pleno coração da cidade de Bragança. Famílias, amigos e vizinhos são convidados a partilhar momentos de alegria e emoção, enquanto descobrem os encantos do centro histórico e participam nas diversas atividades culturais, lúdicas e solidárias.
Entre música, oficinas, exposições, atividades desportivas e tradições natalícias, cada recanto da cidade é um espaço de descoberta, de partilha e de sonhos. Um período para viver juntos, fortalecer laços e criar memórias que permanecerão muito para lá desta época festiva.
O Município de Bragança deseja a todos os visitantes e residentes um Natal repleto de calor humano, sorrisos e partilha. Votos de um Ano Novo cheio de esperança, realização e momentos felizes. Que a luz desta época inspire cada um a sonhar, a cuidar e a viver o espírito natalício, todo o ano.

