O Município de Bragança formalizou hoje (12 de janeiro) a assinatura de protocolos de cooperação institucional com as duas corporações de bombeiros do concelho para o ano de 2026, consolidando um reforço no apoio à proteção civil e ao socorro das populações, com um investimento previsto superior a 725 mil euros.
Trata-se de um financiamento determinante para garantir a capacidade operacional permanente das duas corporações, enquanto agentes fundamentais do Serviço Municipal de Proteção Civil.
O valor global do apoio prevê, em 2026, 725.985,52 euros, representando um aumento face a 2025, ano em que o investimento se fixou nos 694.428,72 euros. Este montante integra não apenas o valor protocolado das subvenções financeiras diretas ao funcionamento das corporações, num investimento de 486.611,00 euros, mas também prevê o financiamento de serviços essenciais às populações, num montante previsto de 239.374,52 euros.
Estão incluídos, entre outros, o financiamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de cada corporação e do Grupo de Intervenção Permanente (GIPE) de Bragança, o funcionamento permanente do atendimento e das centrais de telecomunicações, a resposta ao socorro e à emergência (incluindo combate a incêndios urbanos e florestais, operações de salvamento e assistência pré-hospitalar), bem como os encargos com seguros do ramo automóvel, abrangendo um total de 90 viaturas, e de acidentes pessoais.
O apoio municipal garante ainda serviços muito relevantes, como o abastecimento de água às populações, serviços de autoescada, limpeza de pavimentos, recolha e transporte de animais, destruição de ninhos de vespa velutina, o salvamento e luta contra incêndios no Aeródromo Municipal e ações de prevenção de riscos em atividades promovidas pelo Município.
Do montante global a investir, 500.024,76 euros são destinados à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança, enquanto a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda beneficia de um apoio total de 225.960,76 euros. A diferença de valores resulta da adequação do financiamento às missões atribuídas, à dimensão da estrutura operacional, ao âmbito territorial e aos serviços adicionais assegurados por cada corporação, não traduzindo qualquer hierarquização ou priorização entre ambas.
Este reforço financeiro traduz o compromisso do Município de Bragança com a segurança de pessoas e bens, valorizando o papel das corporações de bombeiros e garantindo que o socorro, a assistência e a prevenção de riscos são prestados com maior eficácia, prontidão e cobertura em todo o concelho.
Sobre o Serviço Municipal de Proteção Civil:
O Serviço Municipal de Proteção Civil tem como missão prevenir riscos, garantir o socorro e a assistência em situações de perigo, proteger pessoas e bens e apoiar o regresso à normalidade após acidentes graves ou catástrofes. Para isso, coordena, a nível municipal, as ações de proteção civil, assegura a circulação de informação relevante e articula os meios de resposta necessários.

