Conteúdo atualizado em15 de novembro de 2025às 10:00
Passar para o Conteúdo Principal
Top
No ano em que celebra 110 anos de história, o Museu do Abade de Baçal reabriu ao público, após uma intervenção profunda que devolveu ao espaço melhores condições de visitação, maior acessibilidade e uma apresentação mais valorizada das suas coleções. A obra, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um investimento de cerca de 612.500 euros e foi acompanhada de perto pelo Município de Bragança, entidade responsável pela execução das intervenções previstas.
A renovação incluiu a melhoria das condições infraestruturais, a atualização dos sistemas de iluminação e climatização, a reabilitação de salas expositivas e a integração de novos suportes interpretativos, desde informação escrita acessível em várias línguas, a QR Codes com narração em Língua Gestual Portuguesa (com o apoio do IPB, através do projeto AcessIPBilidade). O objetivo foi reforçar a qualidade da experiência de visita e assegurar um museu mais inclusivo, moderno e dialogante com a comunidade.
A reabertura integra ainda a exposição temporária Olhar Portugal, com obras provenientes do Museu Nacional de Arte Antiga.