A Semana Santa de Bragança tem, este ano, o seu leque de atividades reforçado, com um concerto de ‘Encomendação das Almas’ e um concurso de fotografia aberto ao público, de forma a estimular a participação de visitantes e fiéis e preservar as tradições locais.
Considerada a “Semana Maior” do calendário litúrgico católico, é, também, um dos momentos mais solenes e identitários do calendário religioso da cidade de Bragança, unindo a sobriedade dos ritos religiosos à riqueza do património histórico da cidade.
Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança, em parceria com a Unidade Pastoral Senhora das Graças e com o Município de Bragança, que reforçou este ano o apoio a esta iniciativa, a “Semana Santa 2026” viu o seu programa reforçado com diversas atividades, que permitem aos visitantes conhecerem melhor a região, o seu património, gastronomia, cultura e tradições religiosas.
Este período pascal, que inclui a Quaresma – os 40 dias que antecedem a Páscoa – começa no dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, com o Rito da Imposição das Cinzas.
Este ano destacam-se duas grandes novidades: o Encontro de Grupos de Encomendação das Almas, que terá lugar no dia 20 de março, na Igreja de Santa Maria, e o Concurso de Fotografia, que decorrerá entre 28 de março e 5 de abril, que desafia o olhar de profissionais e amadores a captar a essência das solenidades desta época quaresmal.
A par dos momentos de profunda espiritualidade nas igrejas da cidade, como as “Lectio Divina”, o Tríduo Pascal ou a Missa do Lava-Pés, a Semana Santa vai ao encontro dos fiéis nas ruas da cidade através de dois momentos de grande fé e espiritualidade: a Via Sacra, no dia 29 de março, que inclui a dramatização dos Passos, e a solene Procissão do Enterro do Senhor, no dia 3 de abril, Sexta-feira Santa, ambas no centro da cidade.
Em paralelo, o cartaz oferece momentos culturais e gastronómicos de excelência, como o concerto do Quarteto de Cordas Casa da Música, com o espetáculo “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de Joseph Haydn, no dia 28 de março, pelas 21h00, na Igreja da Sé.
Na vertente gastronómica, regressa a Semana do Bacalhau, dinamizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) junto dos restaurantes do concelho, e o “Sábado na Praça”, com a exposição e venda de produtos típicos da Páscoa, com destaque para os folares tradicionais.
Estarão disponíveis visitas guiadas no centro histórico da cidade de Bragança, a realizar em dois sábados, de forma a dar a conhecer a riqueza do património religioso e edificado da cidade.
![]()
Isabel Ferreira (Presidente da Câmara Municipal de Bragança):“Pela diversidade e excelência da sua programação, esta edição reúne todas as condições para se afirmar como uma das melhores de sempre. A elevada qualidade das atividades culturais, aliada à profundidade dos ritos religiosos e à excelência da gastronomia local, promete uma celebração inesquecível para todos os que escolherem Bragança para viver esta Semana Santa.” José Duarte Fernandes (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança):“Mais do que uma celebração de fé e tradição, o objetivo estratégico é consolidar a Semana Santa de Bragança como uma marca de referência regional e que ganhe dimensão a cada edição, afirmando-se como uma das principais atrações turísticas e culturais do Nordeste Transmontano, sem esquecer a dimensão religiosa, identitária do povo de Trás-os-Montes”. Pe. José Ribeiro (Pároco da Unidade Pastoral Senhora das Graças):“De realçar que a colaboração entre as três entidades organizadoras garante que o evento mantenha o equilíbrio entre o rigor litúrgico, a preservação histórica e a capacidade logística para acolher quem visita a cidade.”

