Sugerimos que consulte o site de internet da Sociedade Portuguesa de Alergologia
-
Serviços e Informações
-
Informações
- Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
-
Anda muito “algodão” no ar. Isso pode provocar-me alergias?Categorias
- Espaços verdes
-
As árvores no Espaço Público estão a causar-me uma grande incomodidade (ramos a bater nos vidros e a bater nas janelas, ramos muito baixos a bater nas viaturas ou pessoas, a obstruírem sinalização vertical nos passeios), a quem devo solicitar a poda?
Deverá contactar a Divisão de Ambiente, através do telefone 273 304 288 ou através do email: espacosverdes@cm-Bragança.pt
Categorias- Espaços verdes
-
As árvores no Espaço Público estão a largar uma melada que suja o chão, as viaturas e as pessoas (estão atacadas por uma praga). Como é que devo solicitar o tratamento?
Deverá contactar a Divisão de Ambiente, através do telefone 273 304 284 ou através do email: espacosverdes@cm-Bragança.pt
Categorias- Espaços verdes
-
DICAS
Não estrague os jardins públicos. Respeite o trabalho dos jardineiros é um espaço que é de todos.
Não colha nem pise as plantas, cresçam elas num jardim, numa floresta, ou junto a uma estrada.
Quando estacionar junto a árvores, tenha cuidado para não as danificar. O planeta e o seu automóvel agradecem.
No Natal, compre uma árvore proveniente da limpeza das florestas ou envasada. Melhor ainda, compre uma artificial que poderá ser utilizada durante vários anos.
Categorias- Espaços verdes
-
Gostava de ter mais árvores na minha rua a quem devo dirigir o pedido?
Deverá contactar a Divisão do Ambiente, através do telefone 273 304 288 ou através do email: espacosverdes@cm-braganca.pt
Categorias- Espaços verdes
-
O meu vizinho tem no quintal uma árvore cujos ramos batem na janela da minha casa, posso pedir à Câmara Municipal a poda dos ramos?
Uma vez que a árvore se encontra em espaço privado, a Câmara Municipal de Bragança não tem competências para intervir. Por essa razão, sugerimos que contacte o proprietário da árvore.
Categorias- Espaços verdes
-
Porque é que se abatem árvores nos espaços verdes e passeios da Cidade?
Várias razões poderão existir para o abate de uma árvore, das quais destacamos as seguintes:
• Por questões fitossanitárias, cortando e removendo as árvores mortas, procurando assim controlar as pragas;
• Para diminuir a competição intra-específica, nomeadamente nos pinhais, removendo-se as árvores dominadas ou em risco de queda, reduzindo assim as elevadas densidades, e permitindo às árvores que ficam no terreno, desenvolverem-se melhor e ficarem assim menos susceptíveis ao ataque de diversas pragas;
• Quando colocam em risco a segurança de pessoas e bens;
Todas estas operações são normais e necessárias em qualquer espaço, para que esta se desenvolva equilibradamente e possa ser usufruída na plenitude pelos munícipes.
Categorias- Espaços verdes
-
Quando Passeio pelos espaços verdes do Município e vejo diversos montes de lenha. Será que posso recolher para consumo doméstico? E plantas?
Não, a recolha de plantas ou qualquer tipo de material vegetal nos espaços verdes de Bragança é proibida. A lenha que se vê nos espaços verdes é resultado dos desbastes e limpezas que estão sempre em curso e que, por vezes, permanecem algum tempo no local antes de serem removidas ou incorporadas no solo.
Categorias- Espaços verdes
-
Se constatar a existência de risco de queda de árvore ou ramada de uma árvore de um espaço público, como alertar os serviços?
Deverá contactar para a Divisão do Ambiente através do telefone 273 304 288 ou através do email: espacosverdesl@cm-braganca.pt.
Categorias- Espaços verdes
-
Se detetar alguma anomalia no sistema de rega de um espaço verde, a quem me devo dirigir?
Deverá contactar a Divisão de Ambiente, através do telefone 273 304 284, email: espacosverdes@cm-braganca.pt
Categorias- Espaços verdes
-
Tinha a minha viatura estacionada e ficou danificada no seguimento da queda/corte de uma árvore ou ramo. Onde me posso dirigir para fazer a participação do acidente e dos prejuízos daí resultantes?
Quaisquer acidentes ou prejuízos resultantes da queda ou corte de árvores ou ramos de árvore devem ser participados à autarquia, mediante requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Bragança e entregue no balcão de atendimento do Edifício Central do Município. Do requerimento deve constar uma exposição clara da situação ocorrida e deve ser acompanhado dos seguintes elementos:
- Orçamento devidamente discriminado, quantificando o valor que o reclamante pretende ver indemnizado;
- Documento que comprove a propriedade do bem patrimonial que foi afectado pelo acidente, ou a sua legitimidade sobre o mesmo;
- Cópia do contrato de apólice do seguro ou declaração da companhia de seguros em como não foi apresentado participação do acidente em causa;
O requerente poderá ainda anexar os documentos que entender pertinentes para a apreciação do processo, tais como: fotografias do acidente, do carro e da árvore; autos da Polícia de Segurança Pública e indicação de testemunha.
Os contactos são a Divisão de Ambiente, através do telefone 273 304 284, email: espacosverdes@cm-braganca.pt
Categorias- Espaços verdes
-
Vi uma árvore caída na estrada, Quem posso contactar para a sua remoção?
Á Divisão de Ambiente através do telefone 273 304 288, entre as 9h00 e as 16h00, noutros horários os BVB (Bombeiros Voluntários de Bragança), através do telefone 273 300 210 ou os BVI (Bombeiros Voluntários de Izeda), através do telefone 273 359 222
Categorias- Espaços verdes