- Serviços e Informações
- Ambiente e Sustentabilidade
- Espaços Verdes
Espaços Verdes
Introdução
Bragança considera o ambiente urbano, a conservação e gestão do património natural e paisagístico do concelho, fatores fundamentais na estratégia de desenvolvimento sustentável concelhio. A importância dos espaços verdes no meio urbano como elementos essenciais na qualidade de vida, levou o Município a apostar decisivamente no incremento de espaços verdes, passando de 28.653 m2 de espaços verdes em 1998, para 420.292 m2 em 2014, permitindo proporcionar 18,38 m2 por habitante de espaço verde. Este valor esta acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde. O intenso trabalho feito com princípios de sustentabilidade permitiram designar Bragança Cidade Verde, Cidade amiga do Ambiente.
Bragança continuará a aposta na imagem de cidade saudável e amiga do ambiente, incrementando os equipamentos lúdicos, de estada e interação nos espaços verdes da cidade. O projeto “Bragança Saudável, Bragança Solidária”, inserido na Rede de Cidades Saudáveis, contribui decisivamente para o aumento da qualidade de vida dos munícipes, através da adoção de hábitos saudáveis e de usufruto dos espaços verdes e património natural envolvente.
Poderá consultar as principais características, nomeadamente a localização, espécies, mobiliário urbano, diversidade florística e funcionalidade, dos seguintes espaços verdes urbanos:
-
Jardim do Castelo
Jardim do Castelo
Epaços verdes -
Parque da Quinta da Braguinha
Parque da Quinta da Braguinha
Epaços verdes -
Parque Eixo Atlântico
Parque Eixo Atlântico
Epaços verdes -
Parque Urbano da Coxa
Parque Urbano da Coxa
Epaços verdes -
Parque Urbano do Fervença
Parque Urbano do Fervença
Epaços verdes -
Praça Cavaleiro Ferreira
Praça Cavaleiro Ferreira
Epaços verdes -
Praça Cónego Valdemar Pires e Ciclovia da Mãe D’Água
Praça Cónego Valdemar Pires e Ciclovia da Mãe D’Água
Epaços verdes
Manual de Boas Práticas em Espaços Verdes
Bragança tem desenvolvido um conjunto de projetos e iniciativas que visam o ambiente urbano e rural, numa aposta por um desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população, nomeadamente através do Plano de Acão da Agenda 21 Local, do Plano Verde da cidade de Bragança, do Plano de Urbanização e do Plano Diretor Municipal, os quais, estão intrinsecamente relacionados com o Plano Estratégico para a Eco Cidade de Bragança.
O Manual de Boas Práticas em Espaços Verdes pretende apoiar os cidadãos na construção de espaços verdes sustentáveis de qualidade, adequados ao clima e com redução no consumo de água, assim como disponibilizar informação de apoio na construção e manutenção dos espaços verdes sob responsabilidade do Município.
Para a elaboração do Manual de Boas Práticas em Espaços Verdes foi essencial o contributo de um conjunto alargado de professores do Instituto Politécnico de Bragança ("autores"), dos técnicos da Divisão de Defesa do Ambiente da Câmara Municipal e de outras instituições que, através dos conhecimentos especializados que detêm nas várias matérias abordadas, desenvolveram um manual com textos acessíveis ao público em geral e informação técnica mais detalhada para um público mais especializado.
- Manual de Boas Práticas em Espaços Verdes
- 0 Glossário
- 1 Análise do local e envolvente
- 2 Preparação do solo
- 3 Rega e Drenagem
- 4 Selecção e instalação de espécies vegetais
- 5 Sugestão de Espécies Vegetais para as condições da cidade Bragança
- 6 Preservação de árvores em locais de obra
- 7 Fertilização
- 8 Rega
- 9 Relvados
- 10 Manutenção de Árvores
- 11 Manutenção de Arbustos
- 12 Protecção das árvores contra agentes nocivos
- 13 Árvores de risco
- 14 Linhas de água e galerias ripícolas
- 15 Inventário e Gestão da Informação
- 16 Resíduos de Jardim
- 17 Envolvimento e part. da população na gestão dos espaços verdes
- 18 Segurança e higiene nos espaços verdes