Alerta: Vespa das galhas do castanheiro

Img 1px 1 720 1000
10 de Maio de 2016

Nos concelhos de Valpaços e de Vinhais, foram muito recentemente detetados dois focos de vespa das galhas do castanheiro em plantações recentes (2015/2016).

As galhas foram destruídas de imediato, pelo que ainda existe uma possibilidade de não ocorrer a expansão da praga e deste modo não haver consequências na produção de castanha. No entanto, estes locais continuarão a estar sob vigilância, particularmente durante este mês de maio, antes da saída das vespas adultas, de modo a continuamente serem cortadas e destruídas novas galhas que vão surgindo.

Face à perigosidade e dado que os estados fenológicos das novas plantações de castanheiro, já permitem observar a presença de galhas, alertamos todos os envolvidos nesta cultura, para procederem de imediato à vigilância das suas plantas e no caso de observação dos sintomas característicos, cortarem de imediato as galhas, antes da saída dos insetos adultos, destruí-las pela queima ou simplesmente enterrá-las. Este procedimento deve ter um caráter semanal.

Ao verificar a presença da praga, comunicar urgentemente à DRAPN pelo telf. 229 574 010 ou preferencialmente para o mail: amaliaxavier@drapnorte.pt

Mais informação