- Investir
- Território
- Acessibilidades
Acessibilidades
Rodoviárias
A relação entre a proximidade à A-52 [Auto-estrada das Rias Baixas (Vigo - Benavente)], à A6 (Corunha – Madrid) e, futuramente, à A11 (Quintanilha – Zamora) e a finalização da A4 (Amarante – Quintanilha) e o prolongamento do IP2 até à Puebla de Sanábria (A – 52), representa uma ligação a vias de comunicação diretas ao espaço europeu, refletindo deste modo, um reposicionamento estratégico importante e desejado para a cidade e concelho.
As infra-estruturas rodoviárias permitem definir uma área de influência abrangente, quer em termos populacionais, quer em termos de cidades com forte dinamismo populacional, industrial e comercial.
As infra-estruturas rodoviárias permitem definir uma área de influência abrangente, quer em termos populacionais, quer em termos de cidades com forte dinamismo populacional, industrial e comercial.
Ferroviárias
Mapa: Rede Ferroviária e Aeroportos da Península Ibérica. Rede Global e Rede Principal
As infra-estruturas ferroviárias nacionais já não têm qualquer tipo de expressão e impacto ao nível do sistema de transportes que serve Bragança. No entanto, o território a Norte da fronteira com o concelho, é atravessado pelo canal ferroviário da Rede Espanhola de Comboios de Alta Velocidade, na ligação Corunha – Madrid, que terá uma paragem na Puebla de Sanábria. Este eixo, conjugado com as acessibilidades rodoviárias à cidade de Bragança, permitirá um importante acréscimo de mobilidade e desenvolvimento, não só do concelho de Bragança, como de toda a região do Nordeste Transmontano, passando a usufruir de um transporte rápido de ligação ao espaço europeu comunitário.
Fonte do mapa: União Europeia. Rede de Transporte Trans-Europeia
Fonte do mapa: União Europeia. Rede de Transporte Trans-Europeia
Aeroportuárias
Mapa: Rede Ferroviária e Aeroportos da Península Ibérica. Rede Global e Rede Principal
Bragança dispõem de um aeródromo regional sendo, em termos de extensão, o quarto maior do continente português. As cidades do Porto, Vigo, Santiago de Compostela, Valladolid, León e Palencia são servidas de linhas aéreas regulares, verificando-se um aumento exponencial na exploração destas linhas por parte de companhias low-cost, as quais ligam diariamente estes pontos de origem a vários destinos do espaço europeu.
Fonte do mapa: União Europeia. Rede de Transporte Trans-Europeia
Portuárias
Mapa: Rede de vias navegáveis interiores e portos da Península Ibérica. Rede Global e Rede Principal
Bragança encontra-se na área de influência de dois dos mais importantes portos marítimos da Península Ibérica, Leixões (Portugal) e Bilbau (Espanha). Bragança será sempre um ponto importante a considerar neste contexto, se a ele associarmos igualmente toda a rede de vias de comunicação rodoviárias e ferroviária. Deste modo, esta assunção de um posicionamento geográfico privilegiado relativamente a dois dos maiores e mais importantes portos marítimos da Península Ibérica, com todo um sistema de vias de comunicação que sustenta e reforça o papel regional e transfronteiriço da cidade de Bragança, acrescenta à cidade uma perspetiva de novas possibilidades de crescimento sócio – económico.
Fonte do mapa: União Europeia. Rede de Transporte Trans-Europeia
Conteúdo atualizado em2024/01/3116:40