- Investir
- Visão e Estratégia
Visão e Estratégia
Bragança pretende afirmar-se como um território competitivo e inteligente na área económica, capaz de atrair e fixar empresas, entidades e recursos humanos qualificados. O particular empenho e esforço do Município, aliados à tradicional tenacidade e capacidade empreendedora dos transmontanos e as caraterísticas diferenciadoras do território têm dado origem a um conjunto de novas iniciativas empresariais e à atração de investimentos significativos para a região.
A prioridade atribuída à promoção da inovação e da competitividade teve como reflexo a criação do Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark, fruto de uma parceria entre os Municípios de Bragança e Vila Real, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Portus Park, que se apresenta como uma oportunidade significativa, potenciadora da captação de investimentos inovadores à escala internacional, numa lógica de promoção da “hélice tripla”: empresas, administração pública e entidades do sistema científico e tecnológico.
É, ainda, nosso objetivo contribuir para que esse continue a ser um espaço privilegiado de inovação, concentrando conhecimento e clusters criativos, promovendo e apoiando a investigação e o empreendedorismo.
Consideramos, também, fundamental que Bragança seja um território conectado, com infraestruturas de transporte adequadas e conexões virtuais que permitam a circulação de ideias, serviços e negócios, num mundo cada vez mais global, aproveitando a centralidade ibérica e as mais-valias decorrentes da integração em redes de cidades geminadas, de cidades transfronteiriças, de cidades saudáveis, de cidades históricas, entre outras, assim como a presença de estudantes estrangeiros e de milhares de turistas que nos visitam durante o ano, verdadeiros embaixadores de Bragança.
Visão
O reforço do desenvolvimento económico e da competitividade, como garante da criação de riqueza e emprego para todos, e de forma especial para os mais jovens.
Objetivos estratégicos
- Dinamizar a economia numa perspetiva integrada do território;
- Atrair investimento para Bragança;
- Aumentar o índice de notoriedade de Bragança, projetando a marca como território de excelência;
- Promover a internacionalização e a capacidade da economia do Concelho, à escala regional e global;
- Promover o turismo e as atividades conexas;
- Assegurar e reivindicar melhores acessibilidades e mobilidade para todos.