Bragança recebe investigadores de todo o mundo

Img 1869 1 720 1000
03 de Outubro de 2016

Mais de 350 investigadores, oriundos de cerca de 30 países de todo o mundo  (sobretudo da Europa), estarão em Bragança, de 3 a 7 de outubro, por ocasião do Mountains (que integra a X Convenção Europeia de Montanha e a I Conferência Internacional sobre Investigação e Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha).

Presente na sessão de abertura da X Convenção Europeia de Montanha, que teve lugar no Teatro Municipal de Bragança, a 3 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, felicitou a organização dos dois eventos por fomentar a reflexão à volta das alterações climáticas e dos territórios de montanha.

“Torna-se por isso vital que que se desperte a atenção para um ordenamento e gestão destes territórios, visando a sua sustentabilidade, ajudando a combater o abandono das terras, assim como o despovoamento, o envelhecimento das populações, a erosão dos solos e a crescente ação destruidora dos fogos, evitando que se agudizem e densifiquem as alterações climáticas com origem nestes fatores”, realçou o Presidente da Câmara Municipal, que esteve acompanhado pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, entre representantes de outras instituições.

O Mountains 2016 é organizado pelo Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e pelo Instituto Politécnico de Bragança, em parceria com outras entidades.