Bragança no top 10 do Índice da presença na Internet das Câmaras Municipais

Destaque logo 1 720 1000
30 de Outubro de 2016

Bragança está no top 10 no Ranking Global do Índice da Presença das Câmaras Municipais 2016 (Ipic), elaborado pelo GÁVEA – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, com o apoio da Microsoft Portugal, cujos resultados foram apresentados a 17 de outubro, em Lisboa.

Estando na décima posição no Ranking Global do Ipic 2016 (alcançado em função da pontuação obtida em cada um dos indicadores que compõem o estudo), Bragança surge em quinto no ranking que diz respeito aos Serviços online, estando à frente de municípios, como Lisboa ou Cascais, por exemplo.

Neste critério “Serviços Online”, avaliam-se que serviços cada Câmara Municipal disponibiliza ao cidadão através da Internet, nomeadamente: “Autorização para inumação de cadáveres”, “Ocupação de espaço público - Publicidade na via pública”, “Licenciamento para instalação de bomba de gasolina”, “Licenciamento de pequenas obras”, “Cartografia - requerer planta do PDM” e “Ocupação temporária de espaço público”.

Bragança destaca-se, assim, dos 308 municípios portugueses, cujos websites foram avaliados segundo quatro indiciadores: conteúdos – tipo e atualização; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilizações; serviços online e participação.

Recorde-se que o Município de Bragança tem investido, nos últimos anos, na melhoria do acesso dos cidadãos às novas tecnologias e na simplificação de processos, nomeadamente através de serviços disponibilizados online.