Juramento de Bandeira do Regimento de Infantaria de Chaves em Bragança

16 de Dezembro de 2016

Passados mais de 40 anos, Bragança acolheu a cerimónia Juramento de Bandeira de 122 jovens recrutas do Regimento de Infantaria de Chaves.

A Praça do Município, no Forte São João de Deus, recebeu, no dia 16 de dezembro, centenas de militares e de familiares por ocasião da cerimónia de Juramento de Bandeira de 122 jovens recrutas do Regimento de Infantaria de Chaves, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, o Comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro General Francisco Xavier de Sousa, o Comandante do Regimento de Infantaria N.º 19, Coronel de Infantaria Carlos Cunha Godinho, entre representantes de outras entidades do Concelho.

Recorde-se que o Forte São João de Deus foi construído com o objetivo de reforçar o sistema defensivo da cidade de Bragança e das fronteiras da região. Após a Restauração da independência em 1640, com a aclamação de D. João IV (8º Duque de Bragança) como Rei de Portugal. Este “lugar” - sítio do Sardoal - (onde uma presumível ermida se converteu em Forte) foi, desde então, palco de vivências dos sucessivos fazedores de Bragança.

No âmbito da requalificação do espaço, foram, entre outras intervenções, reabilitados os edifícios que aquartelaram o Batalhão de Caçadores 3, para instalar o “Centro de Memória do Forte de S. João de Deus”, onde se pode saber mais sobre a importância da presença militar em Bragança e onde se recorda a existência de uma fortificação que, em honra do seu santo padroeiro, foi designada como Forte de S. João de Deus.