Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Festival LOMBADA para preservar tradições

Dest 1 720 1000
16 de Julho de 2019

O “LOMBADA - Festival de Música e Tradição” estará de regresso à aldeia de Palácios, entre os dias 26 e 28 de julho. Um evento cultural organizado pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios, com o apoio do Município de Bragança, que procura recordar os trajes tradicionais, a música, as danças, as atividades agrícolas, o convívio, a gastronomia e a animação de outros tempos, naquele que é o festival de maior longevidade no distrito.

A apresentação à imprensa decorreu no dia 15 de julho, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, tendo como enquadramento o trabalho do autor relacionado com o ciclo do pão, um dos pontos fortes deste evento. Além do fabrico artesanal do pão e dos workshops em fornos tradicionais, o Festival acolhe a recriação da segada e da malha manual, um momento onde os participantes são convidados a reviver este ritual.

“É de realçar tudo aquilo que é feito neste Festival para valorizar a tradição e a cultura da nossa região”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a apresentação. “O LOMBADA marca a diferença, não só por todas as atividades que constam do programa, mas também pela envolvência e pelo trabalho desenvolvido por toda a comunidade”, destacou.

Esta edição do festival conta, ainda, no âmbito do Ciclo de Colheita dos Cereais, com a valorização dos Cuscos (ou couscous transmontanos) através da realização de workshops sobre a sua confeção, utilizando a farinha de trigo e as masseiras do pão. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e deverão ser realizadas até ao dia 21 de julho, através do formulário disponível no site do Município de Bragança.

A música tradicional ibérica estará representada em vários momentos, com a atuação de La Bazanca (Espanha), Convinha Tradicional e Andarilhos (Portugal). No domingo, terá lugar o 21.º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que reunirá mais de 50 músicos de toda a região.

 

Registo Fotográfico

Cartaz | Programa

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU