Bragança: o Município da região Norte com melhor desempenho económico e financeiro

Dest 1 720 1000 1 720 1000
04 de Novembro de 2019

Pelo quarto ano consecutivo Bragança é o município com melhor desempenho económico e financeiro da Região Norte e o 17º a nível nacional, entre os 98 municípios de igual dimensão.

No ano de 2018, o Município de Bragança apresentou, pelo quarto ano consecutivo, a melhor eficiência financeira na Região Norte (num total de 30 Municípios de média dimensão), ocupando a 17.ª posição a nível nacional (no universo dos 98 Municípios de igual dimensão).

Esta é a conclusão da análise efetuada a todos os municípios portugueses, cujos resultados foram publicados no passado dia 30 de outubro, pela Ordem dos Contabilistas Certificados, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativos ao exercício económico de 2018.

Bragança integra, ainda, os Municípios com melhor índice de dívida total, ocupando a 29.ª posição a nível nacional (no universo dos 308 municípios portugueses) e a 9.ª a posição nos de média dimensão, tendo, no período de 2014-2018, reduzido a estrutura da dívida total, em 56,47% (5,25 milhões de euros), o que reflete o bom governo do Executivo na utilização dos escassos recursos que são de todos, prosseguindo os princípios do rigor, disciplina orçamental, sentido de responsabilidade e transparência na gestão.

Para além disso, Bragança ocupa a 2.ª posição das Capitais de Distrito, a 8.ª posição na Região Norte e a 10.ª a nível nacional, no universo dos municípios de média dimensão, com menor Prazo Médio de Pagamento (PMP).
De realçar que, no Distrito de Bragança, é o que apresenta melhor pontuação no ranking global.