![]()
Presidente da Junta
Ângela Cristina Ferreira Garcia
Composição da Junta
- ÂNGELA CRISTINA FERREIRA GARCIA - Presidente PPD/PSD
- EMÍDIO DOMINGOS FERNANDES GALVÃO - Secretário PPD/PSD
- IVONE CRISTINA GERALDES FERNANDES - Tesoureiro PPD/PSD
Composição da Assembleia
- FILIPE MANUEL CACHOPO FERNANDES - Presidente PPD/PSD
- TÂNIA RAQUEL FERNANDES GARCIA - 1.º Secretário PPD/PSD
- ALEX GERALDES FERNANDES - 2.º Secretário PPD/PSD
- NOÉMIA GALVÃO CLERIGO - Vogal PPD/PSD
- ARLINDO AUGUSTO FERNANDES MIRANDA - Vogal PS
- MARLENE BERNARDO MORAIS - Vogal PS
- ADRIANO AUGUSTO PIRES QUINTAS - Vogal PS
FREGUESIA
Rio Frio
- Área: 34,043 Km2
- Distância à sede de concelho: 25 Km
- Anexas: Paçó
Actividades económicas
Festas e Romarias
Património
Outros Locais
Gastronomia
Artesanato
Colectividades
Orago
Tradições
- Agricultura e pecuária, carpintaria, construção civil e pequeno comércio.
Festas e Romarias
- Santo Estêvão (26 de Dezembro), N.ª Sra. da Assunção (2.º Domingo de Agosto), S. Roque (2.ª quinzena de Dezembro), S. Francisco (3.º Domingo de Setembro), S. João (fim-de-semana próximo a 24 de Junho), N.ª Sra. das Dores (Sexta-feira antes do Domingo de Ramos), festa de Nossa Senhora das Necessidades (8 de Setembro).
Património
- Igreja matriz, igreja paroquial de Paçó, capelas de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora das Necessidades, do Senhor do Resgate e de Santa Ana, fonte romana e outras, fornos, forja, cruzeiros e moinhos.
Outros Locais
- Casa de Eira, casa do Joãozinho, casa da família Lustriano, turismo rural no lugar de Paçó e zona de caça privilegiada.
Gastronomia
- Javali de caldeirada, botelo com casca de feijão seco, carnes da caça (perdiz, coelho, lebre e javali, especialmente o Javali de Caldeirada), a famosa posta à mirandesa, Súplicas e Doces de Ovos com Amêndoas.
Artesanato
- Cestaria e tecelagem.
Colectividades
- Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Rio Frio, Associação Recreativa Cultural e de Protecção do Meio Ambiente de Paçó de Rio Frio.
Orago
- Nossa Senhora da Assunção.
Tradições
- Jogos tradicionais: jogos do fito, do cântaro e da sueca.
Documentação
Milhão
- Área : 27,96 Km2
- Distância à sede de concelho: 19 Km
- Anexas: Quinta de Vale Prados e Quinta do Vilar
Actividades económicas
- Agricultura, pecuária, construção civil e carpintaria.
Festas e Romarias
- S. Lourenço (10 de Agosto), Santo António (13 de Junho), Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto) e S. Paio (1.º Domingo de Agosto), Festa dos Reis (2.º fim-de-semana de Janeiro), Festa de Santo António (13 de Junho); Festa de Vale de Prados (1.º fim-de-semana de Agosto), Festa de Milhão em honra do padroeiro da freguesia – São Lourenço (10 de Agosto), Festa de Quintas do Vilar (15 de Agosto), Festas dos Santos (1 de Novembro, com a tradicional fogueira dos santos), Festa de Santa Bárbara (4 de Dezembro) e Festa de Santo Estêvão (26 de Dezembro, também conhecida como Festa dos Rapazes).
Património
- Igreja matriz, capelas das Quintas do Vilar e de S. Sebastião, ruínas do castelo dos Mouros, ponte de Valbom, 2 fontes de mergulho, 3 moinhos de água, fraga Dona e fraga de Pena de Gordo, Ponte do Porto, Sítio de Sampaio, igreja de Vale Prados, o Castro da Castragosa, a Forja Comunitária e o Castro de Vilar, entre outros.
Outros locais
- Miradouro e paisagem natural.
Gastronomia
- Fumeiro (derivados da matança do porco), botelo com casulas, folar da Páscoa, arroz doce, económicos, as rabanadas e o vinho maduro.
Artesanato
- Ferraria e tecelagem.
Colectividades:
- Associação de Agricultores de Milhão e Associação de Caçadores de Milhão (A.C.M.), a Associação Cultural e Recreativa Fragas Donas (A.C.R.F.D.) e a Associação Festas de Santo António de Milhão (A.F.S.A.M).
Orago
- S. Lourenço.
Tradições
- Costume da preferência dos casamentos dentro da comunidade da aldeia. Caso o pretendente seja de fora e insiste, sujeita-se ao julgamento sumário da mordomia da mocidade da terra. Ou aceita como bons e seus os costumes da terra, ou nunca mais lá poderá voltar. Começa por ter de pagar o “Paga vinho” que é como quem diz matar e bem a sede a toda a rapaziada, sob pena de mergulho forçado na fossa mais próxima. Pagar e casar em curto espaço de dois meses que as moças da terra não merecem ser “gozadas”. Os noivos da terra também pagam mas não para serem admitidos na comunidade. Fazem-no em convívio, quando no dia a seguir ao casamento, a mocidade aparece com guitarras e castanholas, desafiando o esposo a juntar-se a eles e a pagar uma rodada.
- Hino de Milhão.
- Jogos tradicionais: o jogo do fito, da relha e o jogo da cantara.
Documentação
Largo Nossa Senhora das Dores S/N
5300-831 Rio Frio
Conteúdo atualizado em28 de novembro de 2021às 23:08

