Este espaço recebe o nome de Bartolomeu de Gusmão (1685 - 1724), sacerdote jesuíta, cientista e inventor brasileiro, conhecido por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, sendo considerado uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial.
Este Jardim, de construção bastante recente, localiza-se entre a Rua João Reboredo e a Rua Bartolomeu de Gusmão no Bairro do Seixo, confinante com o Bairro Artur Mirandela e por detrás da Alameda de Santa Apolónia. Está formado por um único talhão em forma de paralelogramo com dimensão apreciável, que tira partido do declive natural.
A vegetação consiste numa cobertura herbácea, formada fundamentalmente por vegetação espontânea e relva, e num conjunto harmonioso de espécies arbóreas e arbustivas onde se destacam os plátanos, as oliveiras, os castanheiros-da-Índia e algumas espécies de folha perene da família das Cupressáceas, como os ciprestes e os cedros.
Pequenos maciços e linhas de arbustivas, com destaque para as forsítias, as piracantas e os aloendros limitam parte da área do jardim.