-
Serviços e Informações
-
Ambiente e Sustentabilidade
-
Espaços Verdes
- Parque da Quinta da Braguinha
Parque da Quinta da Braguinha
Espaço verde criado no âmbito do Projeto de Loteamento da Quinta da Braguinha, foi projetado pelo Arquiteto João Ribeiro, tendo sido concluído em 2002, pelos serviços da então Divisão Defesa do Ambiente.
Este parque de contorno triangular, ocupa uma área de cerca de dois hectares. Está situado no Bairro da Braguinha e limitado pela Avenida das Forças Armadas, Rua João XXI e Rua Professor Lucas Pires.
O Parque encontra-se estruturado em três faixa longitudinais principais: uma faixa central de maior dimensão e duas faixas laterais.
Distinguem-se cinco zonas de vegetação e espaços de lazer que apresentam um traçado irregular e estão definidas e limitadas por caminhos de terra batida com bordadura de paralelos. Grande parte da área ajardinada encontra-se coberta de relva, com exceção de três canteiros localizados nas proximidades dos vértices do triângulo e de um canteiro situado na faixa central.
A vegetação, exclusivamente arbórea e arbustiva, está organizada de acordo com as cinco zonas referidas anteriormente. Na faixa central e numa das faixas laterais estão implantadas árvores em alinhamento, destacando-se o choupo-de-copa-estreita ou choupo-piramidal da família das Salicáceas. Ainda na faixa central ressalta a presença de várias espécies arbustivas como a fotínia, a sempre-noiva, alguns salgueiros espontâneos, cuja folhagem e floração contrastam entre si, e de várias espécies arbóreas associadas em grupos de três ou dispersas. Na outra faixa lateral foram plantadas, de forma dispersa, folhosas (em maior número) e misturas de resinosas que formam um bosquete potencialmente interessante pelo contraste entre forma, tonalidade e policromia da folhagem e pela frutificação vistosa e abundante de algumas das espécies, como por exemplo das tramazeiras e do pilriteiro, ambos da família das Rosáceas ou das píceas e diferentes cedros, das famílias Pináceas e Cupressáceas. Nos canteiros traçados nos vértices da área encontram-se cultivadas várias espécies de alfazemas, abélia, pieris, pitosporo e fotínias, que se destacam ao longo de todas as épocas, tanto pela abundante floração visitada por numerosos incestos, como pela policromia da folhagem.
O espaço está extensamente equipado com bancos, papeleiras, bebedouros e iluminação. Complementam os equipamentos um parque infantil e um WC canino.