-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- 71.º aniversário da Força Aérea Portuguesa
71.º aniversário da Força Aérea Portuguesa
Terminaram, hoje, as comemorações do 71.º aniversário, que decorreram, em Bragança, entre os dias 24 de junho e 02 de julho.
As cerimónias tinham iniciado, dia 24 de junho, com a cerimónia militar de hastear de bandeiras, a inauguração das exposições e o Concerto popular, pela Banda da Força Aérea, no Castelo de Bragança.
Durante a semana, os brigantinos e, nomeadamente, várias turmas de alunos do 1.º ciclo, puderam usufruir da presença da Força Aérea, nas diversas exposições e atividades.
A 30 de junho, a Praça Camões recebeu a apresentação dos novos uniformes da Força Aérea.
Dia 1 de julho, dia principal das comemorações realizou-se a cerimónia militar, com a participação de mais de 500 militares, na Avenida D. Sancho I.
O evento contou, também, com homenagens e imposição de condecorações.
Realizou-se, também, uma prova de orientação solidária pelos militares e também a população local, onde foram recolhidos bens alimentares doados à Santa Casa da Misericórdia de Bragança.
À noite, o Teatro Municipal de Bragança recebeu a imponente Banda de Música da Força Aérea, com um concerto oficial, dirigido pelo Major António Rosado e que contou com a notável atuação da Primeiro-cabo Alexandra Moita.
No final do Concerto, o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, condecorou, com a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1ª Classe, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.
“Queria deixar um profundo agradecimento, em meu nome e em nome de todos os brigantinos, que puderam disfrutar da presença da Força Aérea, pois houve, de facto, um grande envolvimento de toda a comunidade de Bragança, nestas comemorações. Queria agradecer, particularmente, ao General Cartaxo Alves, que teve a capacidade de olhar para o território como um todo e, numa perspetiva de descentralização daquilo que é a presença da Força Aérea no território nacional, aceitou trazer para Bragança estas comemorações”, referiu Hernâni Dias.
Hoje, no último dia das comemorações, foi celebrada a Missa de Ação de Graças e Sufrágio na Catedral de Bragança, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, Dom José Valério.
A Força Aérea despediu-se de Bragança com um festival aéreo no Aeródromo de Bragança, onde vários milhares de pessoas assistiram as demonstrações das capacidades da Força Aérea, com vários momentos marcantes e de grande qualidade, que finalizou com a passagem do supersónico F-16M.
As comemorações do 71.º aniversário finalizaram com o arriar de Bandeiras, presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.