-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- 8ª Assembleia Geral do AECT - ZASNET
8ª Assembleia Geral do AECT - ZASNET
No dia 24 de janeiro, na Sala de Atos do Teatro Municipal de Bragança, sob a presidência de Eng.º Jorge Nunes (Presidente da Câmara Municipal de Bragança), realizou-se a 8ª Assembleia Geral do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET.
Além dos membros do ZASNET (Associação de Municípios da Terra Fria Transmontana Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, Associação de Municípios do Douro Superior, Diputación de Zamora, Ayuntamiento de Zamora e Diputación de Salamanca), estiveram presentes a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte e diversos representantes de municípios portugueses e espanhóis da área de intervenção do ZASNET.
Na Assembleia Geral foram apresentadas as primeiras conclusões dos trabalhos realizados do Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial para o período de 2014-2020 e uma exposição da situação dos trabalhos do projeto Biosfera Transfronteiriça.
O Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial para o período 2014-2020 tem como objetivos definir a visão política de cooperação e elaborar uma carteira de projetos, o desenvolvimento de ações de concertação estratégica, de programação e dinamização de projetos estruturantes, preparação para o próximo Quadro de Programação Comunitária de Apoio 2014-2020, e desenvolvimento de uma estratégia de cooperação e de ações de partilha de recursos comuns no território.
Neste âmbito foram apresentadas, pelo consórcio responsável pela elaboração do plano, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação e IDOM - Industria y Energía, Infraestructuras, Arquitectura, Consultoría, as linhas de orientação estratégica para a preparação do documento.
“Vão desenvolver-se linhas estratégicas que contemplam a implementação de bons projetos materiais e imateriais, de modo a beneficiarem de financiamento para o território”, como referiu o Presidente do Zasnet – AECT, Eng.º António Jorge Nunes, que adiantou que deverão abranger áreas, como “economia, inovação, produtos tradicionais, energia, empreendedorismo, ambiente, serviços e turismo”.
Foram, assim, também recolhidos contributos relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos nomeadamente para a realização do plano de ação, que contará com a identificação de projetos conjuntos que reforcem a coesão económica e social no território ZASNET e que contribuam para as prioridades da Estratégia Europa 2020: um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
Até 2020, e segundo o consultor da SPI, Dr. João Medina, “o território do Zasnet – AECT deverá ser um território transfronteiriço com identidade própria, coeso e equilibrado, reconhecido a nível internacional pela adoção, num território de baixa densidade, de um modelo de desenvolvimento comum, focado nas diferentes vertentes da sustentabilidade”.
Na reunião foi também apresentado pelo consórcio luso-espanhol, Erena, S.A e Fundación Naturaleza y Hombre, responsável pela elaboração da Candidatura Reserva de Biosfera Transfronteiriça ZASNET a apresentar à UNESCO, o ponto de situação do desenvolvimento dos trabalhos em curso, pretendendo com este projeto criar uma marca de qualidade para o território.
Prevendo-se que a candidatura vai ser apresentada em março de 2013 às entidades, para apreciação e entrega à UNESCO até julho do mesmo ano.
Os principais objetivos do projeto são a promoção, conservação e proteção das áreas naturais transfronteiriças, definição dos recursos naturais para uma gestão conjunta como Reserva de Biosfera e fortalecimento da cooperação das autoridades responsáveis da REDE Natura 2000”.
A classificação de Reserva de Biosfera Transfronteiriça, que será uma das maiores em toda a Europa, representará “uma janela significativa de novas oportunidades para todo o território abrangido. Este tipo de classificação é, no fundo, uma marca distintiva”, destacou o Presidente do Zasnet – AECT, Eng.º António Jorge Nunes.
Veja o vídeo: