-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- A Unidade Móvel de Saúde em 2010
A Unidade Móvel de Saúde em 2010
A UMS resulta de uma parceria entre o Município de Bragança, o Centro de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia, de modo a melhorar a acessibilidade, a equidade e a qualidade dos cuidados prestados.
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) resulta de uma parceria entre o Município de Bragança, o Centro de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia, de modo a melhorar a acessibilidade, a equidade e a qualidade dos cuidados prestados, nomeadamente a grupos mais vulneráveis/risco e com dificuldades de acesso à sede ou extensões do Centro de Saúde.
Integrada na Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Bragança, a UMS foi responsável, no ano de 2010 e através de consultas de enfermagem, visitas domiciliárias, avaliação familiar e acções de educação para a saúde individual e em grupo, por:
- acompanhar os utentes em situações de vulnerabilidade;
- dar continuidade à identificação dos idosos e/ou dependentes, em situação de risco, nomeadamente os que vivem sós, os portadores de doenças crónicas e/ou incapacitantes, com alta hospitalar recente;
- prestar cuidados de enfermagem, de acordo com as necessidades detectadas;
- articular com equipas de saúde familiar, serviço social e outros;
- treinar/ensinar os cuidadores informais.
Assim, em 2010, foram efectuadas 232 visitas às aldeias do Concelho de Bragança, que abrangeram 522 indivíduos, num total de 1.344 visitas aos utentes integrados no projecto. Foram, ainda, realizadas 15 novas avaliações familiares a utentes com mais de 80 anos e utentes com algum tipo de dependência/deficiência.
Comparativamente com o ano de 2009, verificou-se uma diminuição do número de idosos a viverem sós, passando de 98 (2009) para 72 (2010).
O número de idosos a cuidar de idosos sofreu, também, um decréscimo, verificando-se 41 em 2009 e 40 utentes em 2010.
Dos utentes referenciados, 51 por cento (55) foram encaminhados para a equipa de saúde familiar, 4 por cento (4) para o serviço social, 25 por cento (27) apresentavam necessidades no que toca a ajudas técnicas e 20 por cento (22) foram referenciados ao serviço de urgência.
No ano transacto, a UMS promoveu, ainda, diversas acções de esclarecimento: Alimentação Saudável (Parada, Conlelas e Portelo), Ondas de Calor (Zoio, Martim, Refoios, Paradinha Nova, Pombares, Deilão e Calvelhe) e Doenças Cardiovasculares (Carrazedo, Alimonde, Instituição dos Santos Mártires e Sarzeda).
Esteve, também presente em acções de rastreio de HIV em dias comemorativos e na vacinação HPV, na Escola Secundária Emídio Garcia, bem como no VII Encontro de Idosos do Concelho de Bragança.