-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Acompanhamento da Iniciativa para a promoção externa de Brigantia Ecopark
Acompanhamento da Iniciativa para a promoção externa de Brigantia Ecopark
Acompanhamento do projeto de criação de um centro de conceção assistido por computador da Faurecia (CADC).
No dia 12 de julho, no PCT-TMAD-Brigantia Ecopark (Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro), em Bragança, realizou-se o acompanhamento do projeto de criação de um centro de conceção assistido por computador da Faurecia (CADC), com o objetivo de atrair esta empresa para o PCT TMAD Brigantia-Ecopark. Este Centro deve ser considerado um centro de excelência, com um elevado número de recursos humanos qualificados. As atividades mais importantes a serem consideradas são: Desenho, Projeto e Análise. Este centro deve ser capaz de apoiar a criação de novos produtos, executar análises de escoamentos de dinâmica de fluidos, análises de processos de combustão, análise térmicas, montagem de produtos, usando potentes sistemas CAD-CAE, melhorando assim o desempenho dos produtos Faurecia.
O grupo Faurecia foi representado pelo vice-presidente do grupo para a estratégia e tecnologia, Christophe Aufrère e pelo vice-presidente para a investigação e desenvolvimento, Luc Herbin. Esta missão da Faurecia foi recebida pelo presidente da Câmara de Bragança (CMB), António Jorge Nunes; pelos presidente e vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), João Sobrinho Teixeira e Orlando Afonso Rodrigues; pelo presidente da Portuspark, Emidio Gomes; pelos gestores da Portuspark, Nuno Gouveia e Dietmar Appelt; pelos representantes portugueses da AICEP, Pedro Gonçalves e Philomène Dias e pelo diretor-executivo do Brigantia Ecopark, Paulo Piloto.
O programa incluiu uma receção na câmara municipal, uma visita guiada às instalações do PCT-TMAD Brigantia Ecopark, uma visita guiada à sede da Faurecia em Bragança, uma visita guiada a alguns laboratórios e unidades de investigação no Instituto Politécnico de Bragança, seguido pela reunião de trabalho principal. Durante esta reunião, todos os cenários possíveis foram discutidos em detalhe, incluindo as principais vantagens para CADC da Faurecia no Brigantia Ecopark, o orçamento com os principais parâmetros de decisão (taxa horária, a custo hora do CADC e o custo de pessoal), assim como os compromissos institucionais dos parceiros. Os incentivos portugueses para a Investigação Desenvolvimento e Inovação foram também apresentados e discutidos.
Durante a tarde, esta missão viajou para a cidade do Porto para o reconhecimento de outras capacidades complementares e suporte do sistema científico e tecnológico. A missão foi recebida pelo vice-diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Luís Andrade Ferreira. Esta Instituição de Ensino Superior (FEUP) concordou em apoiar este projeto.
A missão seguiu para o INEGI (Centro de inovação e transferência de tecnologia), tendo sido recebida pelo presidente Jorge Seabra, pelo diretor José Sampaio e pelo coordenador da unidade de investigação LOME, Mário Vaz.
A última visita foi dedicada ao INESC TEC (Centro de inovação e transferência de tecnologia). A missão foi recebida pelo diretor adjunto Augustin Olivier e pelo coordenador da unidade Jorge Pinho de Sousa.
Ambos os centros de inovação e transferência de tecnologia concordaram em apoiar este projeto.
Os responsáveis do grupo Faurecia apreciaram o detalhe da proposta e concordaram em avaliar o resultado das simulações apresentadas, a fim de continuar com o processo de decisão em desenvolvimento e avaliação para a instalação do CADC, no PCT TMAD Brigantia Ecopark.