-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Anuário Financeiro dos Municípios 2013
Anuário Financeiro dos Municípios 2013
Município de Bragança com bom desempenho em importantes indicadores económico-financeiros.
Segundo os dados apresentados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativo ao ano económico de 2013, recentemente publicado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, o Município de Bragança destaca-se em quatro importantes indicadores económico-financeiros, nomeadamente: “Ranking global dos melhores municípios de média dimensão, em termos de eficiência financeira”, “Municípios com maior grau de execução da receita cobrada, em 2013”, “Peso das despesas com pessoal nas despesas totais” e “Municípios com Maiores Resultados Económicos (valores absolutos).
No ranking global dos 20 melhores municípios de média dimensão (num total de 106), em termos de eficiência financeira (através da análise de 11 indicadores financeiros), o Município de Bragança surge na 19.ª posição e na Região Norte na 3.ª posição, sendo o único Município de Trás-os-Montes e Alto Douro a integrar este grupo.
Verifica-se, ainda, que o Município de Bragança assume a 41.ª posição, no universo dos 308 municípios portugueses, e a 6.ª posição no conjunto dos municípios da Região Norte, sendo assim um dos mais eficientes do país, em termos financeiros, utilizando de forma responsável os escassos recursos disponíveis, por forma a criar as bases de competitividade e de suporte a um novo ciclo de gestão municipal, que poderá apostar mais no desenvolvimento sustentável, na promoção turística e económica e na economia do conhecimento.
Relativamente ao 2.º indicador o Município de Bragança ocupa a 42.ª posição, no universo dos 308 municípios portugueses, e a 7.ª posição na Região Norte, com 90,3% da execução da receita cobrada em relação à receita prevista. A média nacional é de 64,6%, ou seja, menos 25,7 pp. que o valor do Município de Bragança.
No que concerne ao 3.º indicador, o Município de Bragança surge na 23.ª posição dos municípios que apresentam menor peso das despesas com pessoal na estrutura das despesas totais e a 3.ª posição na Região Norte, com 18,7%.
Por último, o Município de Bragança integra o grupo dos Municípios com maiores resultados económicos, em valores absolutos, em 49.º posição, e ocupa a 26.º posição no universo dos Municípios de média dimensão.