-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Artes e Livros 2012
Artes e Livros 2012
De 6 a 10 de junho, o Centro Cultural Municipal Adriano Moreira acolheu a 2.ª edição de “Artes e Livros”, que “ofereceu” um vasto e rico programa cultural a todos os cidadãos.
Organizada pela Câmara Municipal de Bragança e pela Academia de Letras de Trás-os-Montes (constituída em junho de 2010), a iniciativa integrou workshops e atividades destinados a crianças e a adultos, apresentações e lançamentos de livros, conversas com autores e momentos musicais.
O primeiro dia de “Artes e Livros” foi dedicado aos mais novos, tendo incluído a apresentação do livro “Os meninos de Ventos”, de Hugo Girão, a que se seguiu um workshop promovido pelo Centro de Idiomas da Fundação Rei Afonso Henriques. Da parte da tarde, os alunos do 2.º Ciclo conheceram a obra infantil “Iniciação à vida”, de Elisa Flora e participaram no workshop dinamizado por Rosa Silva, tendo o dia terminado com o lançamento do livro “Trás-os-Montes e Alto Douro Mosaico de Ciência e Cultura”.
No dia 7 de junho, o público assistiu à apresentação do livro “Autodefesa Energética”, do Mestre Denis Viático, seguido de workshop, enquanto que, à noite, foi a vez de Rui Feio dar a conhecer o “Roteiro do Culto Mariano em Terras de Bragança e Zamora”, editado pela Câmara Municipal de Bragança.
A 8 de junho, “A menina que sonhava com rosas”, da autoria de um jovem oriundo de Vinhais, Vítor Alves Morais, foi o primeiro livro do dia a ser apresentado. Já à tarde, o Professor Hirondino da Paixão Fernandes procedeu ao lançamento do Volume II da “Bibliografia do Distrito de Bragança”, que contempla a letra “C”, sendo que, à noite, foi a vez de Manuel Amendoeira dar a conhecer a obra “Caminhos da Vida”.
No sábado, teve lugar a apresentação dos livros “Camilo Castelo Branco por terras de Barroso e outros lugares”, de Bento da Cruz, “Derivação do Ser, de Idalina Brito, e “Na Demanda do ideal”, de Armando Sena, que foi antecedida por um momento musical, protagonizado por duas jovens intérpretes.
No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado a 10 de junho, quatro autores falaram sobre as suas obras: “Histórias do Tomás”, de Tomás Silvestre, “Histórias que o povo-tece – Contos do Marão”, de Maria Hercília Agarez, “Quadros da Transmontaneidade”, de António Sá Gué, e “Cruzes de Guerra”, de Henrique Pedro.
Veja os Vídeos: