ASCUDT inaugura Centro de Reabilitação e Formação Profissional
ASCUDT inaugura Centro de Reabilitação e Formação Profissional
2012/06/01
Inaugurou-se, a 1 de junho, o Centro de Reabilitação e Formação Profissional.
Inaugurou-se, no dia 1 de junho, o Centro de Reabilitação e Formação Profissional, da Associação Sócio – Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT).
A infraestrutura visa, assim, colmatar as necessidades ao nível de formação e reabilitação profissional dos utentes da instituição, através de uma sala TIC, um “salão” de cabeleireiro e manicure, uma oficina de artesanato, uma de bordados e tapeçarias e uma de jardinagem, integrando-se com uma sala de formação e uma sala multiusos.
O Centro de Reabilitação e Formação Profissional, que representa um investimento superior a 208 mil euros, foi apoiado em 120 mil euros pela Fundação EDP, 65.500 euros pela Câmara Municipal de Bragança (que, nesta fase, efetuou, também, arranjos na área envolvente e na horta da instituição) e 22.500 euros em equipamento móvel pelo IEFP.
Atualmente, a ASCUDT conta, ainda, com o apoio da iniciativa “Ajude quem Ajuda”, promovida por colaboradores da Portugal Telecom, com vista à melhoria e requalificação de salas e equipamentos do Centro de Atividades Ocupacionais e da loja ART’s da instituição.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o administrador da Fundação EDP, Dr. Sérgio Figueiredo, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, o Bispo da Diocese de Bragança - Miranda, D. José Cordeiro, o administrador da PT, Dr. Abílio Martins, o Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança, Dr. Martinho Nascimento, e os responsáveis pela ASCUDT.
Recorde-se que a ASCUDT, fundada em 1993, integra um lar residencial e duas residências autónomas que acolhem 34 pessoas, o Centro de Atividades Ocupacionais, com 20 utentes e Serviço de Apoio Domiciliário a 3 pessoas, podendo, ainda, prestar apoio domiciliário a mais 40 pessoas com diversas tipologias de deficiências e incapacidades.