-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Assembleia geral do ZASNET AECT
Assembleia geral do ZASNET AECT
Assembleia Geral do ZASNET AECT reuniu, sob a presidência de Eng.º António Jorge Nunes, no dia 18 de setembro.
No dia 18 de setembro reuniu, na Diputación de Salamanca, a Assembleia Geral do ZASNET AECT, sob a presidência de Eng.º António Jorge Nunes (Presidente da Câmara Municipal de Bragança) e representante da Associação de Municípios da Terra Fria Transmontana, com as presenças de D. Javier Iglesias Presidente da Diputación de Salamanca, D. Fernando Maíllo, Presidente da Diputación de Zamora, D. José Prieto, deputado da Diputación de Salamanca, D. Francisco González Hernández, representante do Ayuntamiento de Zamora, e Eng.º Beraldino Pinto, Presidente da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, estando ainda presentes a diretora do AECT ZASNET, Dr.ª Margarida Rodrigues e a equipa técnica de apoio.
Teve lugar, ainda, a eleição para os representantes do ZASNET AECT, tendo assumido a presidência o D. Javier Iglesias e a vice-presidência o Eng.º Beraldino Pinto, de acordo como os estatutos do ZASNET que preveem a rotatividade dos seus órgãos.
Na reunião foram discutidos os termos da apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial ZASNET, para o período 2014 – 2020, no próximo dia 9 de outubro, em Bruxelas, sendo que as principais temáticas da estratégia de cooperação são:
1- Competitividade, inovação, emprego e formação;
2- Turismo, ambiente e cultura;
3- Acessibilidades, logística e ordenamento do território;
4- Internacionalização e cooperação transfronteiriça e transnacional.
O Plano Estratégico ZASNET 2020 foi apresentado a público no dia 12 de setembro, em Bragança, e tem por objetivo dotar os atores do território de orientações estratégicas e inclui um plano de ação orientador da política de cooperação transfronteiriça, alinhada com as prioridades europeias, por forma a assegurar o reforço da identidade comum do espaço transfronteiriço, a promover a coesão, apostando na criação de riqueza e de emprego, tendo por base uma economia mais competitiva e inovadora, valorizando os recursos e o território, os seus valores culturais, identitários e patrimoniais, centrados em conceitos globais de sustentabilidade. Para isso, estabelece um conjunto de projetos estruturantes para o desenvolvimento da região, a serem implementados entre 2014 e 2020. O ZASNET 2020 é o único Plano Estratégico promovido por uma AECT que integra explicitamente a Estratégia Europa 2020 e que, desta forma, assume uma posição privilegiada no próximo quadro de programação comunitário.
Foram, também, abordados os projetos que estão a ser desenvolvidos pelo ZASNET AECT. No âmbito do Micosylva+, financiado pelo Programa de Cooperação Territorial SUDOE, foram discutidas diversas ações que serão promovidas brevemente, tal como a promoção do concurso microgastronómico transfronteiriço no território ZASNET, o estudo dos cogumelos silvestres num carvalhal e num souto na região de Bragança e nas províncias de Zamora e Bragança. O projeto visa difundir a " micosilvicultura", no sentido de integrar todos os componentes do ecossistema florestal numa gestão multifuncional.
A candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica contará com novas ações de divulgação e promoção nos próximos meses, de forma a dar a conhecer à população em geral o projeto e obtenção dos apoios necessários para dar prosseguimento à candidatura para a UNESCO.
Os principais objetivos do projeto são a promoção, conservação e proteção das áreas naturais transfronteiriças, definição dos recursos naturais para uma gestão conjunta como Reserva de Biosfera e fortalecimento da cooperação das autoridades responsáveis da REDE Natura 2000. A área a candidatar a reserva de biosfera transfronteiriça engloba, em Portugal, o território do Nordeste Transmontano e em Espanha as províncias de Salamanca e Zamora. Com diversos parques naturais e diversos espaços da Rede Natura, pretende-se que a área da raia seja classificada como Reserva de Biosfera pela UNESCO.
Os membros do ZASNET AECT quiseram, também, prestar homenagem ao Eng.º António Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, como membro fundador do ZASNET AECT e principal impulsionador da cooperação transfronteiriça com as províncias espanholas de Zamora e Salamanca desenvolvido ao longo dos últimos 16 anos.