-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Bragança celebra os 30 anos do “Parlamento dos Jovens”
Bragança celebra os 30 anos do “Parlamento dos Jovens”




















Sob o tema “Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens”, Bragança acolheu, ao longo de dois dias, as fases distritais do “Parlamento dos Jovens”, dos ensinos básico e secundário, respetivamente. Uma iniciativa da Assembleia da República que celebra, na presente edição, 30 anos desde a sua fundação.
“O tema para a edição dos 30 Anos do ‘Parlamento Jovem’ não poderia ser mais oportuno”, começou por afirmar Fernanda Vaz Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão de boas-vindas, referindo que “refletir e debater os assuntos relacionados com as novas tecnologias, com os mais jovens, é uma oportunidade única para entender as certezas e preocupações da nova geração, face ao galopante desenvolvimento tecnológico”. Além da presença da Vice-Presidente do Município de Bragança, ambas as sessões contaram com a participação da Deputada à Assembleia da República, Clara Alves, e de representantes do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
No total, a iniciativa contou com a participação de cerca de 100 alunos, dos diferentes níveis de ensino de 12 Escolas/Agrupamentos do Distrito de Bragança. O concelho brigantino foi representado por alunos dos Agrupamentos de Escolas Abade de Baç̧al, Emídio Garcia e Miguel Torga e da Escola Profissional, Prática e Universal.
Ambas as sessões contaram com apontamentos musicais, protagonizados por alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança. Ontem, na sessão destinada aos alunos do Ensino Básico, o momento musical foi protagonizado por Cíntia Sousa (8.º grau de Violino) e João Pinto (6.º grau de guitarra). Por sua vez, esta manhã, na sessão dirigida ao Ensino Secundário, a abertura musical esteve a cargo das alunas Ana Carvalho (6.º grau de Flauta Transversal) e Leonor Gomes (6.º grau de Violino), acompanhadas ao piano por Raquel Semanas (6.º grau de piano). Ambos os momentos foram orientados pelo Prof. António Malta Gomes.