Bragança em movimento
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
Bragança continua a dar provas de que é uma Cidade dinâmica e ativa.
Bragança continua a dar provas de que é uma Cidade dinâmica e ativa, ao promover iniciativas culturais e desportivas.
O fim de semana “começou” mais cedo, logo no dia 11 de abril, à noite, com a X Maratona de Hidroginástica – Hidro By Night, que se realizou na Piscina Municipal de Bragança.
Munidas com pulseiras luminosas e ao som de ritmos animados, cerca de 50 pessoas, de todas as idades, participaram na iniciativa promovida pelo Município de Bragança.
Já no dia 12 de abril, sob o tema “Lugares de memória”, um grupo constituído por mais de 50 pessoas, entre as quais o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, participou na caminhada comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014.
O percurso de 13 quilómetros começou com uma visita ao Centro de Memória do Forte, onde a arqueóloga da Câmara Municipal de Bragança, Clara André, explicou parte da história do Forte São João de Deus, seguida de uma passagem pelo Tojal dos Pereiros, uma formação rochosa, na Zona Industrial de Bragança, que é a mais antiga do País, com mil milhões de anos.
O grupo continuou, então, para a aldeia de Gostei, onde visitaram a Ponte de Areães, o Pelourinho e a Casa da Cadeia. Seguiu-se a passagem pela Torre Velha (sítio de interesse arqueológico) e pelo Mosteiro de Castro de Avelãs, na localidade de Castro de Avelãs.
A caminhada terminou com a visita aos fornos da cerâmica do Campo Redondo (sítio de interesse da arqueologia industrial). A iniciativa foi promovida pelo Município de Bragança e contou como contributo da arqueóloga da Câmara Municipal de Bragança, Clara André, que foi explicando, ao longo do percurso, alguns pormenores dos locais visitados.