-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Bragança iniciou as Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Adriano Moreira
Bragança iniciou as Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Adriano Moreira



















O Município de Bragança deu início às comemorações dos 100 anos do nascimento do Professor Adriano Moreira, figura incontornável da história nacional, este sábado, com um programa que contou com diversos momentos, envolvendo diferentes espaços e personalidades do concelho. As celebrações do Centenário decorrerão até ao final do ano, com a publicação e lançamento de várias obras, conferências, exposições e aulas abertas.
Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, considera que “Adriano Moreira é um homem inteligente, de consenso. Uma individualidade irrepetível, por todo o seu percurso e qualidades.” “Prestamos homenagem e celebramos a longa vida de uma pessoa extraordinária que muito honra Trás-os-Montes e, em particular, os brigantinos, a quem ofereceu todo o espólio presente na Biblioteca Adriano Moreira”, recordou.
Este sábado, o Centro Cultural Municipal Adriano Moreira (equipamento inaugurado em 2004 e batizado pelo Município com o nome do afamado Professor) abriu portas à exposição coletiva dos Associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM). Uma mostra de pintura que reúne obras de treze associados da ALTM que se têm destacado, não só na literatura, mas também nesta linguagem artística, identificando a memória e a identidade transmontanas.
Ao final do dia, a Catedral de Bragança foi palco da Conferência “Grande é a potência da memória”, por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas. Uma intervenção onde destacou “as qualidades únicas da pessoa íntegra que atinge o jubileu do centenário” e a “relevância que assumiu no País, aos mais variados níveis, desde a política à academia, tendo por base as raízes genuínas e humildes de Trás-os-Montes”. “É uma honra ver e sentir que Braganca valoriza esta figura incontornável. É nesta valorização da memória, de quem ainda vivo ajuda a traçar e inspira a identidade de um povo, que se pode firmemente construir o futuro”, reiterou.
Depois, no mesmo local, teve lugar um concerto de Órgão de Tubos, por Mário Ciferri, que interpretou obras de J. Bach, C. Frank, M. Bossi e L. Neuhoff.
O exemplo e o legado do ex-Ministro continua a ser, hoje, da maior relevância para a cultura e identidade do País. Foi em reconhecimento da sua importância para o cenário nacional, que o Município de Bragança preparou uma série de iniciativas que, até ao fim do ano, celebrarão a vida e as conquistas de um transmontano de origens simples, que marcou de forma indelével a história de Portugal.
Recorde-se, também, que 10 de setembro assinala a data da abertura das inscrições para a terceira edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira, na modalidade “Poesia”, promovido pelo Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira. As inscrições estão, assim, abertas até 30 de abril de 2023, para concorrer ao Prémio que visa incentivar a promoção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizando as relações culturais entre Instituições de países de língua oficial portuguesa.