Bragança integra projeto ClimAdaPT.Local
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
Bragança integra, desde o dia 15 de janeiro, o consórcio do projeto ClimAdaPT.Local - Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas.
A cerimónia, que incluiu a assinatura do protocolo e o seminário de lançamento do projeto ClimAdaPT.Local, decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, dos representantes das restantes 25 autarquias que também celebraram o protocolo, bem como do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, que encerrou a sessão.
O consórcio responsável pelo ClimAdaPT.Local integra entidades portuguesas e norueguesas, como instituições académicas, empresas, ONG e municípios, que terão a seu cargo o desenvolvimento de estudos, bem como a elaboração e implementação de estratégias e o planeamento e gestão do território ao nível municipal e regional.
O projeto ClimAdaPT.Local está integrado no Programa AdaPT, criado para apoiar o desenvolvimento de projetos de adaptação às Alterações Climáticas em Portugal.
Recorde-se que Bragança se assume como uma ecocidade, onde se desenvolvem projetos estruturantes e agregadores, que envolvam os agentes locais, capazes de contribuir para um crescimento sustentável, através da introdução de soluções tecnológicas que possibilitem combinar o cumprimento das metas de redução de emissões até ao ano de 2020, em 20,21%, com o aumento de competitividade e a redução de custos energéticos.
O Município de Bragança desenvolverá, assim, um conjunto de projetos e medidas, previstos no Plano de Ação para a Eficiência Energética do Município de Bragança, elaborado no âmbito do Pacto de Autarcas.