-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Bragança organiza Encontro Internacional de Gastronomia
Bragança organiza Encontro Internacional de Gastronomia



























Apostado em valorizar e preservar o património gastronómico, a inovação alimentar e em estreitar laços com referências internacionais na área da gastronomia, o Município de Bragança organiza, ao longo de dois dias, o primeiro “Encontro Internacional de Gastronomia – A Arte da Alimentação de Bragança”. A iniciativa realiza-se no âmbito da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da gastronomia.
“Bragança é reconhecida, entre muitos outros fatores, pelos seus produtos autênticos e pela gastronomia ímpar. Predicados que, acreditamos, têm todas as condições para fazer valer uma candidatura forte à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria de Gastronomia”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na sessão de abertura do evento. “Esta candidatura é, hoje, reforçada com o apoio de todos os Municípios, nacionais e internacionais, que se juntam a Bragança neste Encontro Internacional”, acrescentou.
Os trabalhos arrancaram hoje, no Auditório Paulo Quintela, com o debate sobre “A Importância da Gastronomia, da Cultura e da Criatividade para o Desenvolvimento Sustentável”, onde foram abordados temas como: o ensino e a investigação da gastronomia; a gastronomia como elo de ligação de viajantes, de turistas e do diálogo intercultural; a importância das Confrarias Gastronómicas para a promoção e valorização da cultura e da gastronomia; a gastronomia transmontana; e a ligação a outros temas da Rede de Cidades Criativas. No período da tarde, analisou-se o papel da gastronomia no desenvolvimento do território e foram, também, partilhadas experiências das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO convidadas para este evento: Idanha-a-Nova, Braga e Santa Maria da Feira (Portugal); e, também, Belém do Pará (Brasil), Tsuruoka (Japão) e Água Grande (São Tomé e Príncipe), enquanto cidade observadora. Seguiu-se uma arruada pelo centro histórico de algumas das Confrarias Gastronómicas Transmontanas, acompanhadas pela Escola dos Gaiteiros e Tocadores da Lombada. Por fim, o Mercado Municipal de Bragança acolheu uma “Mostra Gastronómica e Cultural”, conduzida pela comitiva de Belém do Pará, com produtos típicos daquela região do Brasil.
O “Encontro Internacional de Gastronomia – A Arte da Alimentação de Bragança” termina amanhã.
Consulte o programa do evento, aqui.