-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Bragança promove Dia do Ambiente
Bragança promove Dia do Ambiente
Conhecido pelos projetos “eco” que tem implementado, sob os conceitos “Eco-Energia”, “Eco-Turismo”, “Eco-Construção” e “Eco-Produtos”, o Município de Bragança preparou um vasto programa, com atividades e iniciativas para todas as idades, para comemorar o Dia do Ambiente (5 de junho).
O dia começou com a apresentação do projeto “Oleões”, que decorreu na Sala de Reuniões do Município de Bragança e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, do Vice-Presidente, Eng.º Rui Caseiro, alguns técnicos ligados à área do ambiente, representantes da empresa Resíduos do Nordeste, da PSP e do SEPNA-GNR.
“Trata-se de um serviço que disponibilizamos a todos os cidadãos, para que possam trazer os óleos alimentares usados e colocá-los em um dos 15 oleões instalados na cidade”, explicou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º Rui Caseiro. (Localização dos oleões em anexo)
Seguiu-se a entrega de Ecopontos nos Agrupamentos Escolares do concelho, tendo sido entregues 3749 kit’s de reciclagem aos alunos do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Secundário, compostos por um trio de ecopontos, uma carta dirigida aos pais, um marcador de livros e um livro de atividades.
Da parte da tarde, o Vice-Presidente, Eng.º Rui Caseiro, e o Chefe da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. João Cameira, acompanhados de representantes do Parque Natural de Montesinho e do SEPNA-GNR, procederam à inauguração da sinalética de classificação de “Interesse Público”, emanada da Autoridade Florestal Nacional, de um Carvalho-Negral, localizado no Cimo do Couto de Baixo, na freguesia de Rio de Onor, pertencente ao Conselho Diretivo de Baldios de Rio de Onor, e de Castanheiro no Vale de Quinto – Lugar de Portela, Freguesia de Gondesende, pertencente à Comissão Fabriqueira de Portela, conhecido pela sua antiguidade. (Mais informação em anexo)
Recorde-se que o Município de Bragança voltou a receber, em 2011, a Bandeira Verde, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, em resultado da pontuação obtida em 2010 (55,5 por cento).
Este projeto reconhece o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade.
Veja o vídeo: