-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- “Bragança: uma Cidade Europeia”
“Bragança: uma Cidade Europeia”
“Bragança na Época Contemporânea” e “Bragança e Zamora a Património Mundial” são os dois desafios subjacentes à realização do Seminário Internacional “Bragança: uma Cidade Europeia”, que vai ter lugar nos dias 29 e 30 de Setembro, no Auditório Paulo Quintela.
Durante o evento, organizado pelo Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, diversos especialistas e um consultor da UNESCO vão debruçar-se sobre estes projectos de investigação, que agregam investigadores ibéricos.
“Não podemos menosprezar a Bragança Contemporânea, dos séculos XIX e XX, sendo que pretendemos, ainda, continuar a desenvolver o estudo de viabilidade da candidatura de Bragança e Zamora a Património Mundial, coordenado pelo CEPESE e pela Fundação Rei Afonso Henriques”, explicou o Presidente do CEPESE, Professor Fernando de Sousa.
O projecto “Bragança na Época Contemporânea” culminará com a publicação de uma obra em 2013.
O Seminário Internacional “Bragança: uma Cidade Europeia” levará, deste modo, a uma reflexão “focada no futuro, sem esquecer o passado e tendo sempre presentes as relações de cooperação transfronteiriça”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, que, na sessão de abertura do evento, vai falar sobre “Os grandes desafios de Bragança no século XXI: rupturas e continuidades”.
Paralelamente aos projectos “Bragança na Época Contemporânea” e “Bragança e Zamora a Património Mundial”, o CEPESE, a pedido do Município de Bragança, está a ultimar a publicação “Memórias de Bragança – 1721 a 1724”, que será lançada no dia 20 de Fevereiro de 1012, por ocasião do aniversário de Bragança Cidade.
“Trata-se de um documento que descreve Bragança sob o ponto de vista histórico e que estará disponível para investigadores, mas também para os cidadãos em geral, pelo que será uma mais-valia para o futuro”, sublinhou o Eng.º António Jorge Nunes.
Programa do Seminário Internacional “Bragança: uma Cidade Europeia” em anexo.
Veja a reportagem: