-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Bragançanos aderem ao Dia do Exército
Bragançanos aderem ao Dia do Exército
O povo bragançano saiu à rua, no dia 23 de Outubro, para assistir às Comemorações do Dia do Exército que, este ano, decorreram em Bragança.
No principal dia da efeméride ficou demonstrada, uma vez mais, a boa hospitalidade dos cidadãos e a capacidade da própria Cidade em bem receber eventos de cariz nacional.
“O povo Bragançano recebeu entusiasticamente estas Comemorações, fruto da tradição e da forte ligação que tem com o Exército, pelo que o balanço do Dia do Exército em Bragança é extremamente positivo”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
Depois da abertura da exposição de Pintura e Histórica, patente, até ao dia 14 de Novembro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, um vasto programa de iniciativas e actividades marcaram a efeméride que teve lugar de 21 a 23 de Outubro.
No dia 19 de Outubro, mais de 700 alunos do Concelho de Bragança participaram nas diversas provas de Corta-Mato, organizadas pelo Exército Português, em colaboração com a Câmara Municipal de Bragança e a Associação de Atletismo de Bragança, e que contaram com a presença dos Vereadores da Câmara Municipal, Dra. Fátima Fernandes e Dr. Hernâni Dias.
No dia 21 de Outubro, individualidades como o Professor Doutor Alexandre Rodrigues, o Tenente – Coronel Eng. João Paulo Almeida, o Major de Artilharia Paulo Rodrigues, Tenente-Coronel de Infantaria Lemos Pires, General Espírito Santo, Professor Doutor António Telo e o Professor Doutor Adriano Moreira, entre muitas outras, prestigiaram as Jornadas Académicas “O Exército nas Crises Nacionais”.
O evento, cuja sessão de abertura ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, que recordou a ligação do povo bragançano ao exército, e do General Comandante da Academia Militar, Fernando Paiva Monteiro, teve lugar no Auditório do Conservatório de Música de Bragança, reuniu mais de 100 pessoas.
No mesmo dia, teve lugar a abertura das exposições estáticas instaladas na Praça Cavaleiro Ferreira e na Praça da Sé, no Largo do Correios, onde os Bragançanos e turistas puderam conhecer, de perto, carros de combate e viaturas blindadas, equipamentos do Instituto Geográfico do Exército, do Centro Militar de Electrónica, do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, do Laboratório de Defesa Biológica, da Escola Prática de Engenharia, da Academia Militar e das Tropas Especiais. O Exército disponibilizou, ainda, um Hospital de Campanha, onde profissionais de saúde efectuaram rastreios de colesterol, glicemia e tensão arterial.
Centenas de pessoas concentraram-se na Praça Camões, a 22 de Outubro, para assistirem às demonstrações de capacidades e meios, a cargo das diferentes forças militares. Ginástica rítmica, pelas alunas do Instituto de Odivelas, Mesa Alemã, pelos alunos do Colégio Militar, Treino Físico de Aplicação Militar, desportos de Combate, Força Auto-Comandada, Inactivação de Engenhos explosivos, exercícios pela Polícia de Exército e demonstração de saltos em Pára-quedas foram algumas das actividades que puderam ser observadas pelos cidadãos, pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, e pelo Chefe de Estado Maior do Exército, General Pinto Ramalho.
À noite, o Teatro Municipal de Bragança foi pequeno para acolher as centenas de munícipes e apreciadores de música que quiseram assistir à actuação da Banda Sinfónica do Exército.
O dia principal das Comemorações do Dia do Exército começou com a celebração de uma Missa de Acção de Graças e Sufrágio na Sé Catedral, por D. Januário Torgal Ferreira, e transmitida em directo pela RTP1, para todo o País, e pela RTP África, à qual se seguiu uma Parada Militar, na Avenida Sá Carneiro, que reuniu mais de 1.000 militares que desfilaram perante o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, o Chefe de Estado Maior do Exército, General Pinto Ramalho,e o Ministro da Defesa, Dr. José Pedro Aguiar Branco, o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas.
Veja os vídeos: