-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Brigantia Ecopark e EDP em estreita colaboração
Brigantia Ecopark e EDP em estreita colaboração
Teve lugar, no dia 18 de junho, na Sala de Reuniões do Município de Bragança, a assinatura de protocolo de colaboração entre a EDP e o Parque de Ciência e Tecnologia – Brigantia EcoPark, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança e Presidente da Associação para o Desenvolvimento do Brigantia Ecopark - Parque de Ciência e Tecnologia, Eng.º António Jorge Nunes, o Diretor Geral da EDP e Presidente da EDP Inovação, Eng.º António Vidigal, e o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Professor João Sobrinho Teixeira.
“Queremos que o Brigantia Ecopark, além de um edifício moderno e sustentável tenha uma atividade mais competitiva, onde o conhecimento e a inovação serão uma mais-valia”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
Com o objetivo de geminação das incubadoras das duas instituições, este protocolo visa, ainda, promover o empreendedorismo, apoiando empresas “startup” que adiram ao Programa de Incubação “EDP Starter” e as empresas “startup” que se instalem no Brigantia EcoPark.
O Programa de Incubação “EDP Starter” é um projeto dinamizado pela EDP Inovação, que tem por objetivo fomentar o empreendedorismo no sector energético, proporcionando às empresas “startup” do setor da energia o acesso a um conjunto de serviços e condições que propiciem o desenvolvimento de produtos inovadores.
O Brigantia-Ecopark visa contribuir para o desenvolvimento económico e social da região em que se insere, através da instalação de empresas de base tecnológica (empresas em fase de incubação e consolidadas) e centros de investigação.
A EDP Inovação apresentou, ainda, a possibilidade do desenvolvimento de uma parceria com o IPB, a Câmara Municipal e o Brigantia-Ecopark para a criação de um centro de excelência de investigação aplicada, no âmbito das redes inteligentes, para o controlo inteligente da iluminação pública LED, com a possibilidade de financiamento de uma rede de teste com cerca de 300-350 iluminárias.
Presentes na cerimónia estiveram, ainda, o Diretor Executivo do Brigantia-Ecopark, Professor Paulo Piloto, a Gestora de projetos da EDP Inovação, Dra. Carla Pimenta, e Nuno Quelhas, da empresa Arquiled (participada da EDP).
Veja o vídeo: