Carnaval dos Caretos 2015
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
A tradição voltou a cumprir-se em Bragança, com o Carnaval dos Caretos, que, no dia 14 de fevereiro, levou milhares de pessoas às ruas do Centro Histórico, apesar do frio e chuva que se fizeram sentir.
Mais de 550 pessoas, trajadas a rigor, desfilaram pelas ruas de Bragança rumo à Praça Cavaleiro de Ferreira, onde, uma vez mais, se queimou o Diabo gigante.
O Carnaval dos Caretos contou com a participação de instituições de solidariedade social e de estabelecimentos de ensino do concelho de Bragança, dos grupos de Caretos da Aveleda, Grijó de Parada, Ousilhão, Parada, Salsas, Varge e Vila Boa de Ousilhão, do grupo de Gaiteiros de Palácios, alunos de teatro da Escola Secundária Emídio Garcia, Cardadores de Ílhavo, Bombos com Alma e alunos de cursos do IEFP.
Já de Espanha, estiveram representados os grupos La Vaquilla y los Cencerros de Palacios Del Pan, Danza del Paloteo de Tábara, Los Cencerrones de Abejera, Los Carochos de Riofrío de Aliste, El Atenazador de San Vicente de la Cabeza, Vaca Bayona de Almeida de Sayago e Ferreras de Arriba.
O evento continuou, no dia 16 de fevereiro, com o Carnaval Jovem, que decorreu no Pavilhão do Clube Académico, e que reuniu estudantes de Escolas secundárias de Bragança.
O Carnaval dos Caretos termina com “Diabo, Morte e Censura”, a 18 de fevereiro, em que três personagens tradicionais do Nordeste Transmontano andarão pelas ruas de Bragança, revitalizando e recuperando tradições.