A população de Outeiro reuniu-se para a Festa em honra de São Gonçalo, que surge associada à tradição do "Charolo".
A população de Outeiro voltou a reunir-se, no dia 12 de janeiro, para celebrar a Festa em honra de São Gonçalo, que surge associada à tradição do "Charolo".
A preparação do evento começou no início da semana, com a confecção das roscas, pelas mãos de algumas mulheres da Freguesia de Outeiro, que foram leiloadas no dia da Festa de São Gonçalo, depois de serem “benzidas” na Missa de São Gonçalo, após a qual quase uma dezena de homens transporta o Charolo (que conta com cerca de 150 roscas e cinco ramos de doces) em Procissão, seguindo-se o leilão das roscas, que podem atingir valores significativos. O início da tarde é marcado pela Dança da Rosca, ao som de músicas tradicionais. À noite, é a vez da Pandorcada animar as ruas de Outeiro, com o cortejo a parar nas casas da aldeia, onde tem lugar a Dança da Rosca.
Conta-se que esta tradição surgiu após o aparecimento de uma “peste muito grande em que as pessoas da aldeia tiveram necessidade de cozer pão para todos os habitantes da aldeia para poderem alimentar todas aquelas pessoas famintas”. Ainda hoje, as roscas do Charolo devem ser comidas por todos os habitantes (e, mesmo, pelos animais), já que se acredita que isso protege da profilaxia da raiva e outras doenças.
Recorde-se que a devoção da população de Outeiro a São Gonçalo remota ao primeiro quartel do Século XVIII, associando-se, depois, o Charolo.
A celebração da Festa de São Gonçalo contou, entre outros, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, do Vice-Presidente, Eng.º Rui Caseiro, e do Vereador, Dr. Hernâni Dias.