Câmara Municipal de Bragança participa na Sessão Pública de Apresentação da Agenda Regional para a Energia.
Decorreu no passado dia 17 de Março de 2010, pelas 15 horas, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, a Sessão Pública de Apresentação da Agenda Regional para a Energia, promovida pela Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste.
Abriram a sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, António Jorge Nunes, e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Paulo Gomes.
António Jorge Nunes referiu que o Município de Bragança tem promovido e incentivado políticas de eficiência energética, de utilização e produção de energias alternativas e de redução do CO2. Destacou a circulação de autocarros eléctricos no Centro Histórico, a instalação de Sistemas Fotovoltaicos e Sistemas Térmicos Solares (aquecimento de água das piscinas municipais), a produção hidroeléctrica, sendo nesta data a autonomia do Município de 61%. (Para mais informações sobre esta matéria veja o documento introduzido na parte final desta notícia)
O Director-Geral da Resíduos do Nordeste, Paulo Praça, apresentou os Projectos Energéticos e Ambientais da empresa, destacando a Central de Produção de Electricidade a partir de Biogás resultante dos resíduos depositados no Aterro Sanitário, que permite a produção média anual de energia de 4.500 MWh, equivalente ao consumo médio de 1.500 habitações por ano, e uma redução Co2 de cerca de 600 ton/ano.
O tema central da sessão foi desenvolvido pelo Professor Catedrático da FEUP e Perito da Agenda Regional da Energia, Oliveira Fernandes, que apresentou os pilares e os domínios de intervenção da Politica Energética Regional, plasmados no Plano de Acção para a Promoção da Energia Sustentável no Norte de Portugal.
Para mais informações sobre os projectos implementados pelo Município de Bragança, no âmbito das energias renováveis, veja o seguinte documento: