Comemoração dos 551 anos de Bragança Cidade
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
Bragança, a nona cidade mais antiga de Portugal, comemorou os 551 anos de Bragança Cidade, no dia 20 de fevereiro, com a abertura oficial do Festival do Butelo e das Casulas, pela manhã, na tenda instalada na Praça da Sé, em pleno Centro Histórico, onde 19 expositores deram a conhecer alguns dos melhores produtos da gastronomia bragançana.
Pela tarde, o evento teve lugar na Sala de Atos do Município de Bragança (no Teatro Municipal de Bragança) e foi dedicado, sobretudo, à temática da “Interioridade”, com as jornadas “O Direito e a Interioridade: coesão territorial e relações transfronteiriças”, tendo incluído a celebração do Protocolo de Colaboração entre o Município de Bragança e o Instituto de História do Direito e do Pensamento Político, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Este protocolo visa instituir o Observatório da Interioridade e tem por objeto o estudo dos aspetos jurídicos envolvidos no fenómeno da interioridade.
Seguiram-se Jornadas “O Direito e a Interioridade: coesão territorial e relações transfronteiriças”, cuja conferência inaugural esteve a cargo do Professor Adriano Moreira, seguida das intervenções de Professores da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera-Cruz, Duarte Nogueira, João Miranda e Domingos Farinho.
O programa da comemoração dos 551 anos de Bragança Cidade terminou com a atuação da Banda Filarmónica de Bragança, no Teatro Municipal de Bragança.